Posted by : Alison Nerv 19 de jan. de 2010

Continuando....


Por: Alison Nerv

Com a Morte do criador, e vários impasses burocráticos, Kamen Rader ficou engavetado por quase uma década, até que finalmente a Toei consegue um acordo para retomar as series para TV.
Em parceria com os estúdio Ishinomori Productions do falecido Shotaro Ishinomori Criador da franquia a Toei inicia em 1999 a produção de um novo Kamen Raider.
Esta novo Kamen Rider, seria a primeiro de uma nova era de Kamem Riders, que foi chamada de Era Heisei.

Diferente do que era visto na era Shōwa, onde os Riders eram continuações um do outro, e todos eram gafanhotos siborgues mutantes, na era Heisei, cada rider surge como se nunca tivesse havido um rider antes (grave isso) alem disso os rider podem ter sua temática influencia por outros insetos e tembem por outros animais ou mitologias sem ter gafanhotos.
Vários Riders surgem ao mesmo tempo, e lutas entre eles se tornaram comuns. Os novos Riders deixaram de ser ciborgues e alguns deles não são exatamente heróis, além da caracterização dos vilões ser mais elaborada, fugindo do estereótipo do "Império do Mal" e ganhando ares de mistério. As novas histórias são ricas em drama, mistérios e reviravoltas, sendo que muitas vezes a série termina de maneira totalmente diferente do que começou e, às vezes, nem há final feliz (como no caso de Kamen Rider Blade, por exemplo). Além disso, podem ser observadas diversas características novas no gênero Kamen Rider, como a introdução de armas e equipamentos altamente tecnológicos à serviço dos Riders.


Vamos as séries:

no ano 2000 é lançado o novo Kamen Rider que havia sido produzido em 1999, e com muito carinho e expectativas vem ao mundo Kamen Rider Kuuga

Kamen Rider Kuuga - 2000



Kuuga vem com a missão de reestabelecer a franquia no mercado, seguindo a linha de RX . Com temática mais direcionada para o publico infato-juvenil, Kuuga vem com uma serie de novidades. Ele não aparenta sr um gafanhoto e sim um besouro apesar de isso não ser citado na serie, Kuuga tambem não da muita enfaze pra sua moto, mesmo ainda com patrocínio da Honda a moto de Kuuga é apenas o meio de transporte dele.

Escrito por uma porrada de escritores que desenvolvem o enrredo de acordo com pesquisa popular, com uma bela abertura e com efeitos especiais ano 2000 kuuga cumpre sua missão criando legiões de fãs.
Kuuga torna-se o novo queridinho do Japão.
Kamen Rider se reeestabelse como simbolo japones. Até pra quem nunca assistiu Kamen Rider, ao ver uma imagem do heroi de olhos grandes sabe que aquilo trata-se de um Kamen Rider, e quem vem do japão em praticamente qualquer lugar do mundo.


Kamen Rider Agito 2001


Agito é a primeira série Kamen Rider a mostrar mais de um Rider,e diferentes entre eles: Agito, um Rider místico (aquele que ganha poder através de ancestralidade e métodos místicos), Gills, um Rider orgânico (que muda sua anatomia para se tornar um Rider), e G3, um Rider cibernético (que utiliza alta tecnologia para se transformar).
Praticamente uma continuação de Kuuga, sem grandes inovações, consegue manter bem o sucesso da franquia.

Kamen Raider Ryuki - 2002


Rider agora tambem é da Bandai tamebem.
De olho crescente sucesso da franquia a Bandai que ja produzia produtos Kamen Raider compra parte da franquia elevando assim o dinheiro em caixa para a produção de séries.

Ryuki surge como o primeiro rider não inseto da série ele não apresenta os característicos olhos grande e tem sua roupa baseada em um dragão. Riuki abusa donos novos fundos, oo todo, a série apresenta 12 Kamen Riders (Ryuki, Knight, Scissors, Zolda, Raia, Gai, Ouja, Odin, Tiger, Imperer, Alternative e Alternative Zero), sendo a produção televisiva do gênero que mais contabiliza Riders. Aparentemente, é uma homenagem ao mangá do Kamen Rider de Shotaro Ishinomori, em que há um capítulo denominado "Os 13 Kamen Riders".
Ryuki desagradou os fã mais velhos, que alegavam que a serie foi feita pensando mais em vender bonecos, mas agradou muito o publico infantil.
De quebra a empresa estadosunidense Adness Entertainment concorrente da antiga Sabam (hoje Disney) utiliza Ryuki como base pra produzir uma série denominada Kamen Rider Dragon Knight aquela velha historia, trocam-se os atores japas por modelos bunitoes americanos. eu particularmente não gostei nem do Ryuki nem do Dragon Knight.


Kamen Rider Faiz (555) - 2003


A grande novidade aqui é que as motos dos riders voltam a ter nomes personalidade e até se transformam no maior estilo transformers, claro, pare vender bonecos. Kamen Rider 555 Agradou muito os fãs, tanto os antigos como os novos.
Fazendo lembra muito as antigas séries rider mas com toda tecnoliga de efeitos e novidades boas das séries novas. Fiaz(555) é dos Riders mais apelões e poderesos ja visto, nota-se no jogo para playstation 2 onde são reunidos varios rider em jogo de luta tipo tekken e ele é notavelmente superior.

Kamen Rider Blade - 2004


Juntamente com Kamen Rider 555, é considerada uma das melhores séries Rider da Nova Geração. A história começa de maneira confusa, mas vai desenvolvendo-se incrívelmente até o derradeiro e surpreendente final, considerado excelente pelos fãs da franquia.
O tema aqui São cartas de baralho, a principio são apresentados 4 riders cada um de um naipe, ao decorrer da serie é mostrado mais um o "coringa". assistam parece viajada de mais essa série, mas é boa.

Kamen Rider Hibiki - 2005


A série Ovelha negra da era Heisei.
Toei simplismete estrapolou, inovou de mais. Aqui os Rider se quer são chamdo assim, o rider são chamdos de Onins, não falam hensin pare se transformar e apesar das fantasias serem muito bonitas em nada lembram um Kamen Rider.
Pra piorar o poder final desse rider consiste em retirar uma peça do seu cinto e pregar no monstro. Esta peça vira um bumbo e o Hibiki toca um taikou encima dele para finalzar o montro do dia, mais absurdo ainda é que os demais riders apresentados na série seguem o mesmo estido , sendo um guitarrista e um flautista, que montam uma banda ao redor do monstro e tocam uma musica para acabar com ele.
Resultado. Niguem gostou, nem as crianças pois os monstros tinham uma aparecencia realmente assustadora dignas de filmes de terror.

Hibiki teve índices de audiência relativamente inferior ao seus antecessorese e o design do personagens não deu bons bonecos .
Insatisfeitas com os resultados da nova série a Ishinomori Productions , dos herdeiros do Ishinomori criador da franquia, e a Honda, ameaçaram pular da parceria com a Toei se alguma exigências não fossem atendidas.
Assim na metade da série, os roteiristas e diretores foram substituídos pelos mesmos das series Black e RX, Hikibi ganhou nova abertura um novo "set" de monstros, mas isso não resolveu o problema.
Diversas personalidades da mídia japonesa (em especial críticos e roteiristas de TV) publicaram duras críticas à Toei em seus blogs pessoais. Até mesmo o protagonista Shigeki Hosokawa (Hibiki) publicou em seu site na internet que os roteiros de Inoue "necesitavam de ajustes" e que toda a mudança de equipe foi "fraudulenta".
Em uma entrevista publicava na página da TV Asahi, Hosokawa declarou que o roteiro da série foi reescrito no último dia de filmagem, revelando que o roteiro chegou ao set no momento em a batalha final estava sendo filmada. O final gravado foi descartado e um novo final que, de acordo com o ator, era completamente diferente do final pretendido, foi filmado. Hosokawa também revelou que a roupa utilizada por Kiriya era uma junção de duas roupas criadas especialmente para os personagens de Asumu e Kiriya. O ator declarou que está foi a mudança que mais lhe desapontou, já que o roteiro havia sido reescrito mais de seis vezes até então e todos os finais menos o que foi ao ar continham Asumu e Kiriya transformando-se em Onis
Em janeiro de 2006, após o final da série, no Kamen Rider Super Live, Hosokawa declarou que a série "foi essencialmente um processo incompleto" e que "não deveria ter acabado daquela maneira". O ator Mitsu Murata, intérprete dos personagens Douji, publicou em seu blog: "Eu não os perdoo. Eu quero continuar a idéia dele!", referindo à remoção de Takadera como produtor. Isso resultou em uma turbulência em precedentes no mercado tokusatsu, em que muitos executivos da Toei foram severamente criticados pela mídia por terem permitido que se tratasse uma série dessa maneira.


Kamen Rider Kabuto - 2006


Serie comemorarativa de 35 anos dos riders.
Kabuto, tinha a missão de trazer a paz na Toei, salvar a franquia, e manter os patrocinadores.
Pra isso uma nova equipe foi contratada para os efeitos especiais, que passam a ser como os do cinema americano.
para roteiro produção e direção desta série foram mantidos os antigos diretores da série Black e RX e assim a Ishinomori Productions passa a ter mais liberdade dentro da parceria. ou seja Kamen Rider feito pela equipe do criador.
Os antigos clichês da serié voltam com tudo, cinto de transformação, o grito henshi os olhos grandes no capacete e a tematica de insetos.
Kabuto parece ser mais direcionadao aos antigos fãs mas, mesmo assim agradou a todos.
sucesso absoluto de criticas.
O personagem Kabuto segue a filosofia de vida ensinada por sua avó. Sempre com tais ensinamentos em mente, sempre faz várias citações das suas frases. Pode ser classificado como um anti-herói ao invés do herói propriamente dito, já que nem sempre suas atitudes são heróicas. É arrogante e egocêntrico, o que aliado à sua seriedade, resulta algumas vezes em momentos engraçados.
Esta serie usa e abusa de dubles, para melhorar o padrão da série. Assim kabuto não transformado é um ator de novelas, transformado o suit-in pode ser piloto de motos, mestre em artes marciais, ginasta olímpico, enfim. Isto aliado aos incriveis efeitos especiais, o desing legal dos rider fez desta a serie simbolo dos kamen rider da nova geração.
Essa receita deixou os patrocinadores felizes tambem, ja com um duble piloto, Kabuto tira varios pegas com sua moto super exportiva Honda.
Kamen Rider kabuto tambem apresenta uma armadura em sua forma inicial que o deixa bem pouco agil mas muito forte. ele remove esta armadura sempre que precisa de agilidade, uma grande sacada para a Bandai que fez produtos bastante legais para esta série.
Eu recomendo.


Kamen Rider Den-o 2007



Bastante inferior a Kabuto mas isso não quer dizer que ela é ruim. Não compartilha dos super efeitos especiais de Kabuto.
esta é outra daquelas séries para vender bonecos e atrair as crianças, esta é sem duvida a serie Rider mais engraçada. manteve uma boa media na audiência. fez sucesso entre as crianças mas decepcionou os fãs da velha guarda que esperavam algo na linha do Kabuto.

Kamen Rider Kiva - 2008




Kiva saciou o gostinho de quero mais dos fãs de kabuto.
Sobrio, Kiva tem um enrredo mais adulto, uma historia bastante intrigante.
Este rider tem sua roupa inspirada em morcegos e vampirismo. Kiva é meio monstro meio humano. A história mostra fatos que acontecem em 2008 com Wataru (Kiva) e seu pai Otoya (monstro) no passado em 1986, lentamente, revelando a ligação entre a Raça Fangires e Kiva.
Assita vale a pena.

Kamen Rider Decade - 2009



Decade é uma super produção em comemoração aos 10 anos de Kamen Rider Era Heisei
Interpretado pelo modelo e ator renomado no japão Inoue Masahiro e com abertura interpretada pelo tambem famoso cantor Gackt. Decade esbanja qualidade.
Decade é um cara que não lembra-se do seu passado. Sarcastico, convencido e por muitas vezes engraçado, mas graças a grande atuação de Masahiro, ele tambem consegue ser serio aos moldes dos antigos Rides como RX.
O grande lance aqui é a historia, logo no primeiro episódio o mundo de decade é atacado por Orphenochs, Undeads, Makamous, Worms, Imajins e Fangaias ou seja todos os monstros das séries anteriores.
Decade toma conhecimento de que em outros 9 mundos paralelos, existiram 9 riders, e que ele deve fazer uma jornada entre esses mundos e desafiar cada rider ou resolver algum problema por la, para salvar seu próprio mundo.
O primeiro mundo que ele visita é o de Kuuga, que simpatisa com o heroi e passa a companha-lo nessa jornada.
Decade pode assumir a forma dos rider dos mundo pelo qual passou, e ainda pode fazer os ridesr tranformarem-se em armas pra ele.
Em todo mundo em que chega decade é chamado de demônio pelos outros rides, mas niguem diz porque.
Os porques são constante na serie, ja que tudo é banhado de mistérios.
Os fatos decorridos em Decade sempre explica algo que ficou meio sem sentido pra quem assistiu as séries anteriores como se ele ja estivese planejado pela Toei a pelo menos uma decada, ele ainda conserta o finaldo kamen rider Hikibi.
Todos os kamen riders da era Heisei aparecem nesta mini serie, e ainda mais alguns antigos, Kamen Rider Black RX, sim isso mesmo o RX aparece nesta série com o mesmo ator original da decada de 80.

Decade superou todas as expectativas possíveis, superou em venda e audiencia seu irmão Kabuto e ainda nos episódios finais superou inclusive o inatingível e eterno Kamen Rider Black.
O sucesso foi tando que Decade foi o primeiro tokusatsu a ter 3 longas no cinema ao mesmo tempo sendo os tres top de bibleteria durante todo ano de 2009.

Kamen Rider W (duble) - 2010


Kamen Rider W é a nova série da franquia, ainda em produção não da pra saber ainda se ela sera bom ou apenas um rider "café com leite" pra render mais lucros.
ela ja possui uma grande audiencia e uma boa venda de produtos.





Especiais: Kamen Rider ZX • Shin Kamen Rider: Josho • Kamen Rider SD • Ultraman vs. Kamen Rider • Kamen Rider G.

Filmes Originais: Kamen Rider ZO • Kamen Rider J • Kamen Rider World • Kamen Rider The First • Kamen Rider The Next.

Séries de TV (Era Shōwa): Kamen Rider • Kamen Rider V3 • Kamen Rider X • Kamen Rider Amazon • Kamen Rider Stronger • Kamen Rider (Skyrider) • Kamen Rider Super-1 • Kamen Rider Black • Kamen Rider Black RX.

Séries de TV (Era Heisei): Kamen Rider Kuuga • Kamen Rider Agito • Kamen Rider Ryuki • Kamen Rider 555 • Kamen Rider Blade • Kamen Rider Hibiki • Kamen Rider Kabuto • Kamen Rider Den-O • Kamen Rider Kiva • Kamen Rider Decade • Kamen Rider Double.

E assim eu concluo a segunda parte de Kamen Riders de 1971 á 2010, se alguem achar erros me avise por favor e, comentem.

{ 3 comentários... read them below or Comment }

  1. Parabéns uma matéria rica em detalhes, muito bem explicada e escrita, eu só assisti o kamen rider quando criança que passava na manchete(é era bons tempos mesmo).

    ResponderExcluir
  2. Belo trabalho nunca ví alguem comentar tão bem sobre os rider's...
    mas tem um porem vc deveria ler mais um pouco sobre o "Duble W" por já tem bastamte coisa sobre ele ...
    e tres episodios em potuguÊs legendado ...

    (DCD é muiiiiitooooo bom!)

    ResponderExcluir
  3. Pra vc nao ficar chorando que ninguem comenta nada no seu site mesmo estando a 6 meses sem postar, seu viadinho!

    ResponderExcluir

- Copyright © NERV HOME - Blogger Templates - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -