Posted by : Alison Nerv 16 de jan. de 2010





A franquia Kamen Rider é uma das mais conhecidas no mundo dos tokusatsu, porem para a maioria de nós brasileiros, tudo se resume em Kamen Rider Black e RX.
Então resolvi escrever esta matéria sobre o saga do motoqueiros mascarados desde o inicio até os dias de hoje. Como estamos falando de uma franquia muito antiga e com varias séries produzidas ao longo das décadas, dividi a matéria em 2 partes, esta a primeira, falarei da fase conhecida como Era Shõwa que compõem as 8 as series das décadas de 70 e 80 escritas pelo criador da franquia o falecido mangaka Shotaro Ishinomorie, a serie RX, e os filmes da década de 90, meu objetivo não é resumir as séries, e sim, contar a historia seus altos e baixos ao decorer dos anos.

Por: Alison Nerv

Kamen Rider (em japonês: 仮面ライダー Kamen Raidā?), Motoqueiro mascarado em português, é uma série em mangá que deu origem a um dos vários gêneros do tokusatsu.

Foi criada em 1971 pelo já falecido mangaka Shotaro Ishinomori. A primeira série do gênero teve ao todo 98 episódios e durou quase dois anos, de 3 de abril de 1971 a 10 de fevereiro de 1973.
Apos a primeira serie foram produzidas mais 4 series de modo quase independente. Tidas como classicas por alguns fãs extremos, e pura trexeira pela maioria com roupas e efeitos no maior estilo "Insector Sun".
Mesmo assim conseguiram sucesso respeitavel no Japão da época, nascia umas das franquias simbolo da terra do sol nascente.


Na sequencia:

Kamen Rider - 1971
O ja mencionado Kamen Rider "one" que mostrou tambem em sua serie o Kamen rider "two"















Kamen Rider V3 - 1973








Kamen Rider X - 1974












































Kamen Rider Amazon 1975



Kamen Rider Stronger - 1976




Ápos estas aberrações aqui encima( qualquer semelhança com Insector Sun não é mera conhecidencia), Kamen rider deixa de ser independente e a franquia passa a ser produzida pela poderosa Toei. Ai a coisa mudou de figura, as roupas e os efeitos ainda continuaram toscos, mas eram melhores que os das series anteriores, e top de linha para a época.

Em 1979 Kamen Rider volta as telas, com o mesmo nome da primeira serie, ou seja, Kamen Rider apenas. Uma releitura da primeira série de 71 com algumas adaptações para torna mais dinâmica, com 54 episódios contra 98 da série antiga ela não conta com a presença de Kamen Rider 2 e foi apelidada pelos fãs de New Kamen Rider ou Kamen Rider Sky, para diferencia-la da serie de 71.

Kamen Rider (New)- 1979


Compare com a imagem do Kamen Rider de 71 no inicio do post.

Apos o sucesso da série, a Toei decide continuar a produzir motoqueiros mascarados, agora com o patrocino da Honda, As historias a partir de agora dão mais ênfase as motos do personagens que costumam ser sempre os novos lançamentos da Honda com algumas modificações, nome e as vezes até personalidades.




Kamen Rider Super1 - 1980



Motos extravagantes




A Série Kamen Rider Super 1 não atingiu o sucesso esperado ou equivalente as outras séries produzidas pela Toei. Para tristeza dos fãs a Toei deixa de lado Kamen Rider e passa a dar mais ênfase em suas series super sentais e sua nova franquia de metal-heros (Jaspion Spilvan e compania).

Em 1987 a Toei anuncia uma nova série, esta seria a série tokusatsu de maior envistimento até então, utilizando-se dos novos efeitos visuais do final da década de 80 e das novas técnicas para compor fantasias desenvolvidas para os Metal-Heros, surge o aclamado Kamen Rider Black.
Alem da nova fantasia preta em couro que lembra os motoqueiros da década de 80, ainda conta com o cantor japonês Tetsuo Kurata, que alem de cantar a musica tema de abertura que é ótima, também interpreta Isamu Minami o proprio Kamen Rider Black na serie.
Outro ponto marcante de KR Black é o fato do vilão além de ser seu amigo de infância, é também um Kamen Rider chamado Shadow Moon.
É sem dúvida alguma um verdadeiro clássico do mundo tokusatsu, fazendo enorme sucesso não só no Japão, mas em todos os outros países que foi transmitido inclusive o Brasil exibido pela estinta TV manchete a partir de 1991(ô saudade). É considerada por muitos a melhor série de um Rider já feita.



Kamen Rider Black - 1987







Black, Road Sector e Battle Hopper



Shadow Moon, lembra mais um Metal-Hero do que um Kamen Rider

Depois de marcar o mundo dos Kamen Riders como o mais famoso rider-vilão em Black Kamen Rider, Shadow Moon (foto) retorna em Kamen Rider Black RX com participação especial nos capítulos 22 e 27 da série.
A estratégia da Toey Company e da Ishinomori Productions em criar uma participação para o personagem deu certo na época da produção de RX, pois, os telespectadores agradeceram e deram aos dois capítulos da série uma audiência fantástica. Trazer Shadow Moon em RX foi relembrar o drama entre Issamu Minami (Kôtaro no original) e Nobuiko Akizuki, dois grandes amigos que foram criados juntos em Black Kamen Rider e separados pela experiência mutante dos sacerdotes do Império Gorgom.
Em RX, Shadow Moon volta com "amnésia", tendo apenas o objetivo de destruir o herói. O vilão ganha o apoio do Império Crisis, mas, no duelo com Bio Rider, é atrapalhado pelo monstro do comandante Gadorian, que enciumado, planeja uma estratégia para destruir Shadow Moon e RX de uma só vez.
O famoso rider-vilão só retorna no capítulo 27 com o desejo de também vingar-se de Crisis. Na batalha contra RX é derrotado pelo herói, que fica emocionado ao saber que Shadow Moon salva as crianças da explosão do vulcão.
O que não agradou aos telespectadores foi o fato de Shadow Moon ter terminado sua participação na série, nos braços de Issamu Minami. A pergunta que ficou no ar foi: "O que aconteceu com o Shadow Moon?". No capítulo seguinte ninguém falou mais sobre o rider-vilão, que desapareceu "do nada". Os produtores da série não explicaram o que havia acontecido com ele, que prometeu um dia voltar, mas, isso só aconteceu no filme do Kamen Rider Zo em 1993.
Seria interessante os produtores da Ishinomori Productions e da Toey Company explicarem isso um dia. Quem sabe talvez nos 40 anos dos Kamen Riders no Japão! Vamos esperar por isso.
Shadow Moon certamente será o rider-vilão que todos os fãs de RX nunca esquecerão.

O sucesso foi tando que a Toei resolveu fazer uma continuação direta de Black. Surge então, Kamen Rider Black RX.

Kamen Rider Black RX - 1988



Kamen Rider Black Rx, é o primeiro Rider a ter o poder de mudar de forma, podendo se tranformar em BioRider e RoboRider, para cada forma a golpes, roupas e motos diferentes, alem de ser o unico rider a possuir um carro o Iron Snake

RX ainda contou com 2 episódios especiais um dentro da serie normal onde aparecem todos os Riders anteriores e outro a parte nunca exibido no brasil em que através de uma fenda no tempo Black e RX lutam juntos.
Após o término da serie, a Toei planejava uma continuação para as histórias do RX, porém Tetsuo Kurata na época se recusou a reprisar o papel de Issamu Minami. Especula-se que isso foi devido ao enredo da história (que seria o mesmo adotado na serie RX), sendo que ele queria o clima sombrio e misterioso visto na série Black.
Ápos este inpace e mais alguns como a morte do Criador da Série e dono dos direitos autorais para TV, Kamen Rider vai pra gaveta novamente




Com o fim das series para TV a Toei começa a produzir longas de Kamen Rider que ela inventava conforme sua vontade sem que os mesmos tivessem qualquer relação entre si ou com as series da década de 70 e 80

Kamen Rider Shin - 1992 (Movie)




Shin Kamen Rider: Josho (真・仮面ライダー 序章 em japonês, traduzido como Verdadeiro Kamen Rider: Prólogo) é um filme de Tokusatsu da franquia Kamen Rider lançado no Japão apenas para o mercado de video em 1992 e produzido pela Toei Company. O filme, lançado para comemorar os 20 anos de Kamen Rider, é um dos raros Tokusatsus de super-heróis voltados para o público adulto, com cenas de nudez e um protagonista sexualmente ativo, além de uma caracterização relativamente mais realista.

Kamen Rider ZO - ????
ZO (leia-se ZETO) foi apresentado em um filme de media duração.
Não consegui dados sobre o filme.
Uma tentativa frustrada de levar Kamen Rider os cinemas mundiais.

Kamen Rider J - 1994

Kamen Rider J é mais um filme de tokusatsu lançado no Japão em 1994, parte da franquia televisiva/cinematográfica Kamen Rider, produzido pela Toei Company.Reutiliza as roupas e motos do fracassado ZO. Este ultimo é melhorzinho , mas ainda sim muito inferior aos Kamen Riders da TV

Em 1995 a empresa estadunidense Saban Entertainment, após o estrondoso sucesso de Power Rangers e o fracasso de VR Troopers, criou uma série utilizando-se do material dos Kamen Riders. Seu nome era Masked Rider. Na americanização, Kotaro Minami virou Dex Stuart, um ser do planeta Edenoi, que apareceu em um episódio da terceira temporada de Power Rangers. Como de praxe, os nomes dos vilões e habilidades do herói também foram todos alterados.


E assim eu concluo a primeira parte da saga dos riders, utilizei fontes como wikipédia br e japoneza e blogs diversos alem de sites como TokuFriends para fomular a primeira parte desta materia, me perdoem caso eu tenha cometidos erros, niguem é perfeito.

comentem

Kamen Riders de 1971 á 2010 2ª parte

{ 9 comentários... read them below or Comment }

  1. Alison, adorei a matéria!!! Kamen Rider é msm o símbolo de uma época! E mesmo passando por tantos altos e baixos continua até hoje!

    Faz a segunda parte logooooo!
    O Black sempre foi mesmo o melhor uhahahaahahha

    ResponderExcluir
  2. Bom, Iron Snake, na verdade, era o nome da moto do Bio Rider. O carro do RX se chamava Ridron. =P


    Achei que podia ter falado mais detalhadamente de cada Rider, mesmo as 4 primeiras séries, apesar de tosconas, são muito bacanas e divertidas, principalmente o V3 e o Amazon. Vale a pena pra galera nova conhecer de onde tudo começou.


    Gostei da parte do Black/RX, não sabia, por exemplo, que queriam fazer uma continuação pro RX e que o Kurata recusou e tudo o mais.

    Abraço. =D

    ResponderExcluir
  3. ta faltando nego aí nessa era e o Shadowmoon nao era amigo de Issamu e sim irmao dele de criação!

    ResponderExcluir
  4. quem diz que kamen rider é coisa de criança não sabe de nada pois eles saõ simbolos do japão tão quanto ou talvez mais do que godzilla e ultraman e quero ver um desse maninhos matutos que pensam que tudo jpones é power rangers(super sentai) assistir o kuuga e o agito ou o amazon e dizer que é infantil

    bando de jumento!kamen rider não é power rangers!!!!!

    ResponderExcluir
  5. podes crer, quando esses bostinhas veem um Changeman, eles perguntam é Power Ranger? kralho

    ResponderExcluir
  6. o nome é JIBAN e a serie é de 89
    ou seja sucessor au RX
    e pelo q sei JIban foi uma COPIA de Robocop
    era pra ser um NINJA robotico ai os Plano mudou pelo fato do filme RObocop ter pirado a cabeça da TOIE ( logico lançaram o o POLICIA DE AÇO JIBAN *-* prefiro o JIban logico

    Kamen rider ZO
    econtra pra em ingles um dos Melhore filmes
    recomendo. abertura Magnifica mt emoção
    não deixa a desejar não

    ResponderExcluir
  7. 2 ultimos da primeira fileira ,, axo q eh da minha epoca ...rsrsr

    Eh o meu gafanhoto//grilo favorito

    ResponderExcluir
  8. show de bola, me amarrei no post, mesmo tendo lido-o meio tarde perto da sua criação, vou caçar mais sobre os Riders agora, nem sabia que tinham lançado longas desse herói que marcou minha infância, pretendo baixar pra voltar a ver, amo KR Black e RX, muito foda, melhor série japonesa na minha opinião ^.^

    ResponderExcluir

- Copyright © NERV HOME - Blogger Templates - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -