Posted by : Alison Nerv
22 de nov. de 2011
Assim como fiz a um tempo atraz com kamen riders, vou falar um pouco sobre Metal Heros.
Pra quem chegou agora. vou antes dar algumas noçoes básicas sobre tokusatsu
Tokusatsu é uma abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei" , traduzida como "filme de efeitos especiais". Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais. Atualmente, tornou-se sinónimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando varias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras.
Existem vários sub gêneros de tokusatsu , como super sentai, ultramans, kamen riders, metal heroes entreo outros. nesta matéria vou detalhar resumidamente o gênero Metal Heroes.
Trilogia dos Detetives ou Xerifes Espaciais (Uchuu Keiji)
* Gyaban (1982-1983)
* Sharivan (1983-1984)
* Shaider (1984-1985)
devido a isso e para suprir a falta de tempo do ator principal, Seiki Kurosaki, que, na época, atuava também no teatro
Pra quem chegou agora. vou antes dar algumas noçoes básicas sobre tokusatsu
Tokusatsu é uma abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei" , traduzida como "filme de efeitos especiais". Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais. Atualmente, tornou-se sinónimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando varias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras.
Existem vários sub gêneros de tokusatsu , como super sentai, ultramans, kamen riders, metal heroes entreo outros. nesta matéria vou detalhar resumidamente o gênero Metal Heroes.
Metal Hero foi uma franquia de séries de televisão da produtora japonesa Toei Company uma das principais produtoras de tokusatsu, produzidas a partir de 1982, com Gyaban, durando até 1996, com B-Fighter Kabuto. Ao longo dos anos o gênero foi sofrendo modificações, até ser extinto em 1997 O gênero costuma ser dividido extra-oficialmente em várias fases
A primeira e mais bem sucedida do gênero. Mostravam sempre um jovem vindo do espaço que tinha uma armadura metálica com uma poderosa nave e enfrentava alguma sociedade ou clã maligno que almejava conquistar o universo. Esta chamada pelso fãs de:
composta por
* Gyaban (1982-1983)
* Sharivan (1983-1984)
* Shaider (1984-1985)
vamos conhecer um pouco sobre elas
Gayban
Uchuu Keiji Gyaban (宇宙刑事ギャバン Uchū Keiji Gyaban), traduzido como Detetive Espacial Gyaban tambem de chamada de de Gaban ou Gavan a primeira série de televisão do gênero foi exibida originalmente entre 5 de março de 1982 e 25 de fevereiro de 1983 pela TV Asahi. A série é a primeira da trilogia dos Policiais do Espaço, continuada pelas duas séries seguintes, Sharivan e Shaider. No Brasil, foi exibida na Rede Globo e na TV Gazeta, no programa Gazetinha.
Narrava a história de Retsu Ichijouji, filho do oficial Voicer e de uma terráquea que fora levado para a Estrela Bird, planeta natal de seu pai, para tornar-se um Policial do Espaço. A Organização Criminosa Makuu percorre o espaço conquistando planetas, matando seus habitantes e escravizando seus povos. A União da Polícia Galáctica envia o oficial Takeshi Ichijoji (Retsu Ichijoji no original) para a Terra para que detenha a invasão de Makuu. O pai de Retsu também foi Policial do Espaço e foi capturado pela Makuu anos atrás. Ao chegar à Terra, Retsu usa a Combat Suit prateada e todas as suas armas de alta tecnologia contra a Makuu, dizimando seus monstros um a um, ao mesmo tempo em que procura pelo pai desaparecido.
Sucesso de público e crítica, a série revolucionou o tokusatsu japonês e tornou-se uma das mais famosas séries do gênero naquele país.
Gyaban é considerada uma das melhores já produzidas em sua década e "salvadora" da Toei, que na época estava passando por uma grave crise financeira.
Sharivan
Uchuu Keiji Shariban (宇宙刑事シャリバン Uchū Keiji Shariban), traduzido como Detetive Espacial Sharivan. É a segunda série da trilogia dos Policiais do Espaço, sucedendo Gyaban.
série foi exibida originalmente entre 4 de março de 1983 e 24 de fevereiro de 1984, totalizando 51 episódios.
Foi exibida no Brasil pela Rede Bandeirantes a partir do dia 8 de outubro de 1990 à 21 de dezembro do mesmo ano. Posteriormente foi exibida na Rede Record em 1993 e na TV Guaíba, de 13 de setembro de 1993 a 15 de janeiro de 1994. Voltou a ser exibido em 1996 pela Rede Record no programa Tarde Criança junto com os outros heróis japoneses.
Historia: Den Iga passa a ocupar o posto de Detetive Espacial na Terra, enquanto que seu antecessor Gyaban é promovido para capitão. Desta vez a ameaça é a Sociedade Secreta MAD (Maddou no Original), liderada por Maoh Saiki (Maoh Psycho).
Sharivan fez muito sucesso no Japão, atingindo pontos de audiencia superiores ao de seu antecessor Gyaban que também fez muito sucesso. No Brasil fez um sucesso mediano, porém foi o Uchuu Keiji que mais teve audiência e sucesso no solo tupiniquim.
O ator protagonista da série, Hiroshi Watari, atuou como dublê em Sun Vulcan a dois anos atrás do inicio da série e participou de todos os Metal-Heroes de Gyaban a Metalder, sendo que em Shaider ele participou apenas do movie Crossover e, mais pra frente, protagonizou mais uma série: Jikuu Senshi Spielvan. Além disso, Watari fez sucesso no Brasil como o personagem Boomerman em Jaspion. ele esteve no Brasil na primeira anime friends em 2003
Uchuu Keiji Shaider | 宇宙刑事シャイダー | Uchū Keiji Shaidā | traduzido como Detetive Espacial Shaider e lançado no Brasil sob o título Space Cop Sheider foi exibida originalmente entre 2 de março de 1984e 8 de março de 1985 pela TV Asahi, totalizando 48 episódios.
É a terceira e última série da trilogia dos Policiais do Espaço. No Brasil, Shaider foi exibido em 1992 pela Rede Globo e pela TV Gazeta no programa Gazetinha.
É uma organização mágica com planos mirabolantes objetivando expor a desordem no planeta e na galáxia. Sua fortaleza é o Palácio Divino Mágico (不思議宮殿), localizado no Tempo Espacial Mágico. Desejam conquistar o Planeta inteiro espalhando o caos através das habilidades mágicas e com o mínimo de violência possível, o que em toda série, é inevitável.
O jovem Dai Sawamura em defesa da Terra contra o clã Fuuma. Embora a série tenha seguido a mesma linha das produções anteriores, Shaider não repetiu o sucesso da fórmula, sequer alcançando seus antecessores quando exibida em seu país de origem.
Essas três séries de gênero Policiais do Espaço havia muitas coisas em comum como: suas transformações acontecem em milésimos, dando tempo para se fazer vários movimentos; o vilão principal sempre é um personagem que possui o corpo imóvel ao longo da série (Don Holer, Maoh Saiki e Kubilai); também a relação de personagens nas três séries que são o Comandante Kom, sua assistente Marin e Kojiro(que fez papeis diferentes); por último esses heróis utilizam técnicas diferentes usando chutes e socos.
Tendo em vista a relativa pouca repercussão de Shaider, as próximas séries foram idealizadas de forma semelhante, porém com certas alterações a fim de recuperar a audiência perdida. No entanto, elas não são continuações dos Uchuu Keiji, tampouco relacionam-se uma com a outra.
Space Hero
A segunda fase do gênero Têm uma temática bem parecida com a dos Uchuu Keijis (detetives ou xerifes espaciais), porém não são uma continuação da trilogia anterior e ambas as séries nem têm relação uma com a outra. Fazem parte deste gênero:
Jaspion (1985-1986)
Spielvan (1986-1987)
Spielvan (1986-1987)
Vamos as series
Jaspion
Chegou o momento que todos esperavam. o fabuloso, fenomeno, o imperador, não. Não estou falando de nenhum jogador de futebol mas sim do Kyojuu Tokusou Jaspion (巨獣特捜ジャスピオン Kyojū Tokusō Jasupion), traduzido como Investigador de Monstros Juspion, e lançado no Brasil sob o título de O Fantástico Jaspion).
originalmente entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986 pela TV Asahi, totalizando 46 episódios. Foi estrelada pelo ator e dublê Hikaru Kurosaki no papel-título.
No Brasil, foi transmitida pela Rede Manchete a partir de 1988 até meados de 1994. Já entre agosto de 1994 até dezembro de 1995, com reprises em 1996 foi exibida pela Rede Record, continuando a manter ótimos índices de audiência. Posteriormente, em 1997, foi transmitida pela CNT/Gazeta. Ficou fora do ar até 2009, quando começou a ser exibida pela Ulbra TV, onde permanece até hoje.
Jaspion é o pai de todos nós, o Alfa entre todas as series febre no Brasil. muito antes de cavaleiros do zodíaco desembarcarem em terras brasucas. responsável por iniciar toda a primeira geração "otaku" do Brasil.
A série obteve um sucesso até então inédito por outras produções do gênero exibidas (tais como National Kid e Ultraman), desencadeando uma febre épica e jamais vista pelo gênero de superheróis japoneses no país e abrindo as portas para a importação de novas séries do gênero tokusatsu. Em razão desta gigantesca popularidade, o personagem-título tornou-se o protótipo do herói japonês no país, imagem que se mantém até os dias atuais.
Japion é tão importante pra nossa cultura. que precisaria de um post só pra ele, mas como o tema aqui é metal heroes, vou fazer apenas um releitura rápida dos ponto mais importantes da serie .
Narrava a saga do protagonista homônimo, garoto órfão criado pelo profeta galáctico Edin para um dia tornar-se o guerreiro que destruirá o demônio Satan Goss e seu império dos monstros
Embora Jaspion possua certas modificações em relação a seus antecessores (sendo a principal delas a utilização de um mecha gigante de batalha), a série não obteve o sucesso esperado pela Toei.
Alem disso ouveram problemas internos na produção. o Ator principal Hikaru Kurosaki que era o ator duble mais importante da época, com boas capacidades acrobáticas e tambem bom ator teria se desentendido com a Toei pedindo melhores condições de trabalho.
O cinema de ação passou por dificuldades financeiras e perderam muito em popularidade. Chiba (ou Shinichi Chiba, um dos mais respeitados dublês japoneses e fundador do JAC empresa que treina dubles pra seriados). pediu então que Hikaru Kurosaki fosse fazer espetáculos num parque de diversões perdido no meio das montanhas de Ninjamura. Ele recusou porque um de meus amigos, Masato Akata, havia se ferido seriamente porque não havia condições adequadas se segurança.
(nota: Masato Akata era o dublê que usava o traje de Black Mask, Yellow Lion e Black Turbo. Informações não confirmadas dão conta que ele teria ficado paralitico).devido a isso e para suprir a falta de tempo do ator principal, Seiki Kurosaki, que, na época, atuava também no teatro
a serie deixa o próprio heroi em segundo plano e oé inserido o personagem Boomerman interpretado por Hiroshi Watari que era um queridinho no japão devido ao seu carisma frente ao público e suas notaveis. capacidades acrobáticas.
No entanto, a necessidade de uma cirurgia para a retirada de sete pinos de uma perna (devido a um acidente de moto sofrido anos antes), acabou obrigando os produtores a retirarem Boomerman da trama após seis episódios. Depois da cirurgia, ele ainda voltou para atuar em mais dois episódios para encerrar sua participação.
Seiki Kurosaki foi demitido da JAC que prestava serviços de dubles a Toei, logo apos a o termino da serie, que começou bem mas teve problemas em mater audiência.
Pra nós é a serie mais importante e por japão a ovelha negra.
Pra nós é a serie mais importante e por japão a ovelha negra.
curiosidades
- O ator que interpretou Jaspion, Seiki Kurosaki, há muito tempo deixou a carreira artística e hoje vive como instrutor e guia de mergulho submarino no litoral de Okinawa, juntamente com sua esposa, a serviço da empresa Mother Earth (Mãe Terra).
- Embora Seiki Kurosaki fosse dublê do JAC, ele jamais vestiu a armadura do Jaspion. Esta informação foi fornecida pelo próprio ator em 2001, época que ele cedeu entrevista a revista brasileira Herói.
- Em alguns episódios é possível ver o logotipo da Suzuki na lateral da Allan Moto Space.
Spielvan
Guerreiro Dimensional Spielvan (時空戦士スピルバン ou Jikuu Senshi Supiruban no original em japonês) é , produzido pela Toei entre 7 de abril de 1986 e 9 de março de 1987, sucedendo Jaspion. Foi estrelado por Hiroshi Watari, que havia interpretado anteriormente Sharivan e Boomerman em Jaspion. Spielvan foi exibido no Brasil pela Rede Manchete a partir de 1991, onde recebeu o nome de "Jaspion 2
A história tem início quando o Império Water ("Waller", no original) destrói o Planeta Clean e os sobreviventes enviam dois representantes do planeta ao espaço para, após um período de doze anos em animação suspensa, iniciarem o combate ao malévolo império impedindo que este conquiste o seu próximo alvo, a Terra, cobiçada em razão de seus recursos naturais e da imensa quantidade de água em sua superfície. Os escolhidos para a tarefa são o garoto Spielvan e a sua amiga Diana. Além de lutar contra as ambições do Império Water o herói busca um outro objetivo, resgatar seu pai e sua irmã das mãos de Water visto que estes foram seqüestrados e postos ao serviço dos objetivos funestos deste último. O que Spielvan não sabe é que sua família fora convertida em fiéis servos de seus captores: o Professor Paul, seu pai, deu lugar ao insensível Doutor Bio e sua irmã Helen foi transformada pelo pai na fria e calculista Herbaira, cujo destino era um só: assassinar seu irmão e assim impedir a derrota do Império Water. No episódio final da série descobriu-se que o Planeta Clean é, na verdade, uma versão da Terra datada de mais de dez mil anos no futuro.
O ator Hiroshi Watari, em entrevistas no Japão e até mesmo no Brasil, declarou que, assim como muitos fãs, não compreendeu exatamente o final da série.
No Brasil, inicialmente a série foi anunciada com o título de Spielvan. Faltando algumas semanas para a estreia, o título foi modificado para Jaspion 2, dando a falsa idéia de uma continuação. As duas séries não tinham nenhuma relação quanto ao enredo. Jogada semelhante foi feita na França, onde os seriados super-sentai Maskman e Liveman foram chamados de Bioman 2[e Bioman 3, respectivamente.
As únicas série do gênero Metal Heroes que possuia cronologia eram Gyaban, Sharivan e Shaider.
O publico parece estar saturado dos herois enlatados e Spielvan mesmo sendo uma super produção não teve grandes resultados. considerado apenas uma serie mediana.
Percebendo a diminuição de audiência no gênero, a toei desiste dos guerreiros galáticos
# Individual Heroes.
A partir desta fase as séries adotam temáticas distintas, abandonando histórias espaciais. Fazem parte deste gênero:
* Metalder (1987-1988)
* Jiraiya (1988-1989)
* Jiban (1989-1990)
* Jiraiya (1988-1989)
* Jiban (1989-1990)
Vamos as series
Metalder
Choujinki Metalder (超人機メタルダー Chōjinki Metarudā?, traduzido como Super Humano Máquina Metalder, e lançado no Brasil sob o título Metalder, o Homem Máquina) ,foi exibida originalmente entre 16 de março de 1987 e 17 de janeiro de1988, totalizando 39 capítulos e um longa-metragem. Foi exibida no Brasil de 2 de abril a 21 de dezembro de 1990 pela Rede Bandeirantes. Posteriormente, foi adaptada para o público americano, juntamente com Spielvan e Shaider, pela produtora norte-americana Saban Entertainment como a série VR Troopers.
A partir de Metalder as séries adotam temáticas distintas, abandonando os temas espaciais. Com um tom mais sério e homenageando o herói de sucesso dos anos 70 Kikaider na sua concepção visual, Metalder narrava a história de um andróide construído durante a 2ª Guerra Mundial, mas ativado somente nos dias atuais para lutar contra a ameaça de Neroz e seu Exército das Máquinas. A série possui uma altíssima carga dramática, nitidamente direcionada a um público mais adulto, o que desagradou o público-alvo infantil e causou a baixa popularidade da produção
A série teve fraquíssima repercussão em seu país de origem, sendo encurtada para 39 episódios devido ao fracasso. Especula-se que isso se deu devido ao tom sério e altamente melancólico da produção, que tinha fortes doses de drama, e da temática da série, considerada adulta por muitos, e por isso, não chamou a atenção do público-alvo. Até hoje, a série divide opiniões, sendo por alguns considerada uma produção deslocada e desnecessária, e por outros uma das melhores séries do gênero tokusatsu já produzidas.
vocês devem lembrar dele mais como um VR Troopers (Virtual Reality Troopers), também conhecida apenas Troopers foi uma série de televisão norte-americana produzida pela Saban Entertainment de 1994 a 1996. No Brasil, foi exibida pela Rede Globo. Produzida pela mesma produtora de Power Rangers, VR Troopers foi uma adaptação de três séries japonesas diferentes, pertencentes ao gênero Metal Hero do tokusatsu: Metalder, Spielvan, e, na segunda temporada, Shaider.
VR troopers é um cocozão feito pelos americanos utilizando de cenas fantasias e tudo mais de series japonesas. no caso eles pegaram o que havia de pior e misturaram. as armaduras dos americanso replicas das originais pareciam caricaturas das verdadeiras. um show de horror.
Jiraiya
Sim é ele sinonimo de ninja, simbolo do japão no Brasil. (se ao ler o nome Jiraiya voce lembra de naruto. voce ainda é um padawan)
Sekai Ninja Sen Jiraiya (世界忍者戦ジライヤ Sekai Ninja Sen Jiraiya, traduzido como Guerra Mundial dos Ninjas Jiraiya e lançado no Brasil sob o título Jiraiya, o Incrível Ninja) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Heroes. Produzida pela Toei Company, foi exibida originalmente entre 24 de janeiro de 1988 e 24 de janeiro de 1989 pela TV Asahi, totalizando 50 episódios. A série diferenciou-se de suas antecessoras por quebrar o padrão da franquia na qual está inserida, introduzindo um herói sem superpoderes e utilizar como temática a tradição japonesa dos ninjas, até então nunca explorada nos Metal Heroes.
Isso foi feito a fim de conseguir renovar a franquia que estava praticamente morta depois de Metalder e de fazer aflorar valores e cultura japonesa nos jovem da época que venham cada vez mais se ocidentalizando, e se esquecendo das tradições japonesas. A própria Toei não acreditava na sucesso da serie mas era oque era possivel se fazer com o dinheiro em caixa,e tinham algum apio do governo por ser uma serie que promovia acultura local . Foi trazida ao Brasil pela extinta Top Tape e estreou no dia 25 de setembro de 1989 pela Rede Manchete, continuando a fazer muito sucesso na década de 90. Mais tarde voltou a ser exibida pela mesma emissora entre 1998 e 1999. Com a falência da Manchete, a série foi exibida pela manhã na RedeTV! até meados de 1999, pouco antes da emissora estrear a sua programação definitiva. Atualmente, é exibida no bloco "Made in Japan" da Ulbra TV de Porto Alegre, pela Rede NGT de televisão, e Rede Brasil de Televisão (RBTV).
- São contraditórios os dados disponíveis relativos à performance comercial (audiência e licenciamento) do seriado no Japão. A revista Herói (1a fase - Editora ACME) diz que, tal como Jaspion e National Kid, Jiraiya não fez grande sucesso em seu país de origem (sem prejuízo mas também sem grandes lucros), mas foi muito bem-sucedido no Brasil. No entanto, a revista Gyodai no 1 (Editora ZN) diz que a audiência da série foi boa o bastante em terras nipônicas a ponto de os produtores da Toei Co. pensarem inicialmente no conceito de seu sucessor, Jiban, como um "Policial Ninja".
- Outras provas colaboraram para a hipótese de sucesso apontada no item acima: o número de episódios - 50 - dificilmente se aplicaria a séries de desempenho mediano (que têm em média 45 ou 46). A aparição de um personagem de Jiraiya na sua série sucessora (ver parágrafo seguinte) também parece indicar uma boa trajetória: dificilmente isso acontece com uma série mal-sucedida e já encerrada.
- Takumi Hashimoto também repetiu seu papel como Manabu no episódio 31 de Jiban no ano seguinte. Em 1992 viria a participar da série Super Sentai Zyuranger, na qual interpretou Boi/Tiger Ranger.
- Em 1987, o ator Issei Hirota (Spiker) fez o papel de Akira (Blue Mask) em Maskman.
- O nome original da espada do Jiraya é Jikkou Shinkuu Ken, que significa Espada do Vácuo Luminoso Magnético. Não se sabe do porquê a dublagem brasileira ter mudado o nome para Espada Olímpica além do fato de que a série foi exibida no Japão durante a realização dos Jogos Olímpicos de Seul. E a série chegou no Brasil um anos depois. O mais provável é que tenha sido por motivos comerciais, já que o nome original é extenso e confuso. Apesar de não fazer muito sentido, o nome "Espada Olímpica" pegou e até hoje é facilmente lembrado pelos que assistiram a série.
- Outra mudança "importante" da adaptação brasileira foi o termo Guerra Mundial dos Ninjas para Ninja Olimpiada (olimpiada dos ninjas).
- O ator Noriaki Kaneda, intérprete do vilão Dokusai, também trabalhou em Jaspion como o dublê do Gigante Guerreiro Daileon e do próprio Jaspion e também outros seriados que foram exibidos no Brasil como Metalder, Jiban, Spielvan, etc.
- O ator Shouhei Kusaka, que interpretou Tokio no episódio 5 em Sharivan, passa a atuar como o ninja Kaminin Oruha (episódios 12, 26 e 45), e também interpretaria no ano seguinte o personagem-título em Policial de Aço Jiban, bem como seu alter-ego, o policial Naoto Tamura
Ainda tem muito heroi pra falar a respeito. ainda esta semana eu posto a segunda parte.
Fonte: Wikipedia Brasil, wikipedia Japão, blogs diversos, e Tokufriends
Gostou? então não deixe de prestigiar o amigo que perdeu algumas horas pra compialr estas informaços aqui e deixe um comentário, uma critica ou uma correção
Cadê os Winspectors cara! Eu os amava e você os esqueceu... t.t~~~~ sIUAHSIUahsiuaHSHiahsiu
ResponderExcluirrai to escrendo a parte 2 que tera winspector, Solbrain, Exceedraft, Jamperson, Blue Swat, B-Fighter, B-Fighter Kabuto, Kabutack, Robotack
ResponderExcluirAEEEE... ♫ Wiiiinspéééctooooooooooow... ♫
ResponderExcluirNão sabia que Jaspion não tinha obtido sucesso no Japão ;x
ResponderExcluirBoa a matéria ;)
po o cara mandava bem
ResponderExcluirBom dia!!
ResponderExcluirPara todos os fãs de heroes / super sentai aqui fica um livro escrito em portugês com essa temática.
O download é totalmente grátis, basta irem ao site:
http://www.bubok.pt/livros/4574/Unhuman---Guardioes-da-Terra
Aqui fica também a sinópse para os interessados :)
A terra foi invadida por novas raças de criaturas, os Etno, criaturas extremamente violentas cuja origem permanece um mistério; Talvez seres extraterrestres ou quem sabe, criação do próprio humano que não resistiu aos limites éticos na manipulação genética. Fosse o que fosse, foram anos infernais com milhares de baixas. O Homem foi forçado a criar novas entidades policiais especializadas na liquidação de qualquer criatura que aparecesse, e adaptar as cidades de modo a que as pessoas pudessem proteger-se em alturas de maior perigo.
Não foi a cura, mas a vida melhorou consideravelmente ao ponto de conseguirem fazê-la como um cidadão comum. Porém o medo nunca se extinguiu...
Alexandra nasceu diferente, com a sua pele ausente de cor e dentes caninos salientes. Por alguma razão os Etnos sentiam-se especialmente atraídos por ela e foi esse o motivo que levou a mãe a ensiná-la a matá-los desde muito nova.
Aos dezanove anos, após um horrível incidente, descobre que é portadora duma alteração genética hereditária, que lhe concede uma força incomum, a custo de dores periódicas cada vez mais insuportáveis. Cheia de dúvidas e próxima de uma inevitável morte, inicia uma busca com quem mais confia para encontrar a cura da sua doença e respostas sobre a sua família. Mas descobre que esta lhe deixou uma herança que nunca pedira para ser sua, uma herança que poderá impedir um mal tão antigo como a Terra.
Espero que gostem!!! Divulguem e partilhem!! Obrigado