Posted by : Alison Nerv
26 de nov. de 2011
... Continuando
Jiban
Kidou Keiji Jiban (機動刑事ジバン Kidō Keiji Jiban, traduzido literalmente como Policial Tático Jiban, e exibido no Brasil como Policial de Aço Jiban) é uma série tokusatsu da franquia Metal Hero, produzida pela Toei Company entre 1989 e 1990. Trazida ao Brasil pela extinta distribuidora Top Tape, foi exibido a partir de 1990 pela Rede Manchete. Ao todo tem 52 episódios, onde apenas 50 foram exibidos pela emissora carioca na época. Atualmente é exibida de forma não autorizada pela Ulbra TV de Porto Alegre e Rede Brasil de Televisão. Também está saindo em DVD pela Distribuidora Focus Filmes.
Lembram disso??
"Sou o Policial de Aço Jiban, do Serviço Secreto do Setor de Segurança!
Cláusula Número 1 da Lei biolon:
-O Policial de Aço Jiban tem o direito de prender qualquer criminoso, em qualquer circunstância, sem um mandato de prisão;
Cláusula Número 2:
-O Policial de Aço Jiban, quando considera um criminoso como Biolon, pode submetê-lo a uma pena pelo seu próprio julgamento;
-Anexo à Cláusula Número 2: Conforme a circunstância, é permitido até mesmo executá-lo;
Cláusula Número 3:
-A punição será severa para aqueles que destruíram ou desfizeram o sonho de uma criança!"
Na época em que Jiraiya estava sendo gravada, estava no projeto da série que a sucederia, e se tornaria uma continuação direta, enfocando as aventuras de um "Policial Ninja". No entanto, graças a ótima aceitação do "homem-máquina" de Detroit(ROBOCOP), a Toei mudou completamente o planejamento, e para pegar carona, criou às pressas a história de Jiban, onde o policial Naoto Tamura foi morto em uma missão, mas que acabaria sendo ressuscitado quase nas mesmas condições de Alex Murphy/Robocop, virando um "policial-ciborgue"
Assim como o gambé enlatado gringo, o Jiban também guarda uma pistola na coxa. As diferenças só se apresentam nos detales. Jiban pode remover sua armadura, e só veste quando precisa apelar.
A historia se resume em: O policial Naoto Tamura sacrificou sua vida para derrotar um dos monstros da organização Biolon, mas renasceu como o Policial de Aço Jiban, passando a combater o grupo maligno, liderado pelo Doutor Jean Marrie. Ao mesmo tempo em que combate esse grupo, Naoto é acessorado por Ayumi, que no final da série descobre ser sua verdadeira irmã Fim.
Mesmo assim foi um sucesso incrivel no Japão, superando o Ninja Jiraiya, reconquistando o respeito dos japoneses copiando na caruda o robocop.
Trilogia Rescue Heroes.
Apos o sucesso de Jiban a Toei enxerga que o publico se atrai ao seguimento de policiais. A equipe que desenvolveu Jiban, tem contrato renovado, mas lhes é solicitado uma nova serie, sem o apelo Robocop que pegou mal pra Toei.
Fazem parte deste gênero:
Fazem parte deste gênero:
- Winspector (1990-1991)
- Solbrain (1991-1992)
- Exceedraft (1992-1993)
Winspector
Tokkei Winspector é uma série de televisão japonesa produzida pela Toei Company entre 1990 e 1991. Foi exibida no Brasil pela extinta Rede Manchete em meados de 1994, onde permaneceu por um longo periodo na grade de programação. A série narra as aventuras e missões do grupo de resgate chamado "Esquadrão Especial Winspector", que combate o crime e situações perigosas que a polícia convencional não pode resolver. A equipe é formada por um policial japonês chamado Liuma Ogawa e dois assistentes robôs (Biker e Highter).
Com as roupas parecidas com a do Jiban, o time de puliciais Composto por Liuma Ogawa (Ryuma Kagawa no original) usando a armadura especial Fire; Biker e Highter (Bikel e Walter no original), magníficos robôs criados pelos cientistas da polícia; a policial campeã olímpica de tiro ao alvo Junko Fugino; Hissae Koyama(a filha do amigo policial que faleceu); o oficial de manutenção Nonoyama e o mini-robozinho Demitaz protegem uma civilização onde o progresso científico e tecnológico, da mesma forma que trouxe bem estar e conforto para a humanidade, também permitiu que assassinos, destruidores de meio ambiente e bandidos de toda a espécie cometessem suas atrocidades de maneira mais fácil e impune.
O enredo chega a ser bonitinho, pregando paz e amor, ninguém é morto os vilões são presos, não a sangue, robos gigantes naves. e foi um sucesso. Agradou crianças e jovens.
Devido ao sucesso e afim de tornar a série ÈPICA, alguns atores consagradas fizeram aparições nos episódios:
- O ator Daigaku Sekine que interpretou o androide R-24 também atuou em outras séries como o também andróide Zampa em Jaspion e apareceu rapidamente no capítulo 25 de Maskman.
- O ator Susumu Kurobe que interpreta o Dr Kuroda também participou como Dr Kuromatsu na série Kamen Rider Black, fazia parte do grupo dos Gorgam. O personagem marcante do ator foi o Hayata da Patrulha Científica no seriado Ultraman. O ator foi entrevistado no final de 2001 pela Revista Henshin número 26.
- O ator Takumi Tsutsui, famoso no Brasil por interpretar Jiraiya, aparece no episódio 20, como um rapaz apaixonado por Hissae e que tenta fazer seu amigo pugilista voltar ao normal.
- O ator Touta Tarumi, famoso no Brasil por interpretar o herói Red Flash na série Flashman, aparece no episódio duplo 31/32, como o cientista psicótico Yuuichi Hirosaki, que perdeu sua filha e busca vingança contra todos os motoqueiros e contra os policiais
Nos primiero episodios Biker tem uma roda no seu peito, que também é um meio de transporte. Sua principal arma são 2 espadas que podem se fundir e criar uma lança. Ideia ridicula...rapidamente foi subistituida por uma moto a Winchaser e suas lanças tambem servem de guidão pra ela.
Solbrain
Solbrain (特救指令ソルブレイン Tokkyu Shirei Soruburein) , traduzido literalmente como Ordem de Resgate Especial Solbrain) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu. Produzida pela Toei Company, faz parte da franquia dos Metal Hero e foi exibida originalmente no Japão entre 20 de janeiro de 1991 e 26 de janeiro de 1992, totalizando 53 episódios. No Brasil, a série foi exibida pelaRede Manchete a partir de 1995, sendo um dos últimos tokusatsus a estrear na TV brasileira.
Em time que está ganhando não se mexe, pensando nisso Solbrain é uma continuação direta de winspector. Os winspector são promovidos, e tornam-se agentes mundiais no final da serie eles estão a caminho da França. Após a partida do Esquadrão Especial Winspector para a Europa, o Japão não poderia ficar desprotegido. Foi pensando nisso que, sem perda de tempo, o Chefe Massaki organizou um novo grupo de heróis tão ou mais poderosos que o Winspector. Nascia então a Super Equipe de Resgate Solbrain, um super grupo de heróis equipados com a mais alta tecnologia.
Curiosidade no inicio da trama um inimigo rouba uma armamdura protótipo do SolBraver (armadura azul do portagonista). Isto nem seria importe de mencionar se o ladrão em questão não fosse o a ator Junichi Haruta niguem mais niguem menos que MacGaren o vilão filinho de papai de Jaspion
Diferente dos seus antecessores, que era visivelmente policias Solbrain lembra muito mais bombeiros apagando fogo em todos os episódios, contam com uma mulher no time que também veste armadura e com um robo quase transformer.
Mas nem tudo são flores, a série começou bem mas rapidamente teve sua audiência diminuida que poderia se considerar grave, ja que desde 1989 não se produzia Kamen Rider, e sobrevivendo apenas de Super sentai e henshin heros, a fabrica de heróis da Toei não podeira se sustentar era necessário que a linha metal hero se estabelecesse. Assim ao final da primeira fase os Winspector vem ajudar Solbrain, uma manobra da toei que ja avia sido prevista, caso necessária inicialmente planejada pra um longa metragem mas que acabou sendo usada na série pra salvar a trama bem bobinha de Solbrain.
Muitos que ja haviam desistido de ver a série ficaram curiosos, Um crossover não acontecia desde Shaider.
Mas isso foi uma solução temporária, temendo que a audiência voltasse a cair Lyuma Kagawa o Fire de winspector é incorporado ao time ganha uma nova armadura e torna-se Knight Fire.
A ideia meio que deu certo. ficou estranho que o personagem principal deixou de ser principal, mas tudo bem o Lyuma é bem mais legal, a nova armadura é um repiant da amadura de solbraver em vermelho com um elmo que lembra muito o elmo do fire de winspector
assim com tantas reviravoltas a série acaba sendo a mais longa ja produzida com 53 episodios produzidos, sendo que eu atingiu altos índices no final da trama.
Não posso deixar de citar algo inusitado quem viu na manchete deve lembrar. Reiko Higuchi/SolJeanne foi apelidada carinhosamente(ou não) pelos fãs da época de Sonia Abrão...
Acredito que não é necessário justificar.
Exceedraft
Tokusou Exceedraft (特捜エクシードラフト , algo como "força predominante", em uma tradução meio forçada) é uma série da franquia Metal Hero produzida pela Toei Company entre 2 de fevereiro de 1992 e 24 de janeiro de 1993. Foi exibida no Japão pela TV Asahi possuindo ao todo 49 episódios. Não teve exibição no Brasil.
Exceedraft é uma equipe especial de investigação de emergência que integra vários campos de atuação, tais como o departamento metropolitano das polícias de Tokyo, a agência de controle de fogo e desastre, a agência da defesa e o ministério da saúde e do bem-estar. Seu objetivo é confrontar as ameaças da raça humana, tais como o crime, a poluição ambiental, os danos naturais, etc.
( se winpector era policia, solbrain bombeiros, Exceedraft poderia chamar de guarda florestal)
O seu idealizador é o Chefe Massaki, criador das equipes Winspector e Solbrain.
vou me estender um pouco a aqui por que está nunca apassou no Brasil e acredito que a maioria está tomando conhecimento desta continuação de Winspector e Solbrain agora.
As armaduras da Exceedraft são conhecidas como Trial Jackets, e possuem uma característica inusitada: devem ser vestidas, ao invés de acionadas através de um comando verbal (uma regressão tecnologica em relação as series anteriores, mas faz mais sentido). Cada armadura possui vários acessórios acopláveis, como a arma Rivolvacc G-3, que dispara lasers, granadas e raios congelantes; os jatos Turbo Unit W, acoplados aos tornozelos, que aumentam a velocidade de corrida e o alcance dos saltos; o escudo Gardorar; e a ferramenta Building Driver, que pode ser usada como broca ou serra. Lá pela metade da série, Hayato ganha modificações em sua armadura, que passa a ser mais apropriada para o combate, e designada pelo nome SyncRedder.
As armaduras da Exceedraft são conhecidas como Trial Jackets, e possuem uma característica inusitada: devem ser vestidas, ao invés de acionadas através de um comando verbal (uma regressão tecnologica em relação as series anteriores, mas faz mais sentido). Cada armadura possui vários acessórios acopláveis, como a arma Rivolvacc G-3, que dispara lasers, granadas e raios congelantes; os jatos Turbo Unit W, acoplados aos tornozelos, que aumentam a velocidade de corrida e o alcance dos saltos; o escudo Gardorar; e a ferramenta Building Driver, que pode ser usada como broca ou serra. Lá pela metade da série, Hayato ganha modificações em sua armadura, que passa a ser mais apropriada para o combate, e designada pelo nome SyncRedder.
Assim como Winspector e Solbrain, Exceedraft não possui um vilão principal, combatendo cientistas loucos, bandidos e salvando pessoas. Vários episódios faziam referência a temas atuais como poluição ambiental e catástrofes naturais.
No antepenúltimo episódio, o Chefe Massaki retornou e liderou a Exceedraft em sua última missão, fechando de vez a trilogia.O dublê de ação Masato Akada, que depois de trabalhos como Change Mermaid, Yellow Flash e Yellow Mask, vestiu a roupa de Draft Redder, sofreu um acidente durante as gravações da série e teve a coluna vertebral rompida, o que o deixou paralítico.
A audiência do horário vinha caindo desde Winspector, então a Toei resolveu apostar em algo diferente para o ano seguinte. assim chega ao fim a trilogia
Jamperson
Robô de Investigação Especial Janperson (特捜ロボ ジャンパーソン Tokusou Robo Janpāson, 1993):
Como a audiência estava decrescente desde Solbrain, a Toei optou por deixar de lado as equipes de resgate e investir em um Metal Hero mais parecido com Jiban, que havia sido um grande sucesso. Além disso, como havia feito com Metalder, ela decidiu prestar homenagem a um de seus heróis da década de 1970, oRobot Detective K, um robô detetive que ajudava a polícia de Tóquio a solucionar crimes. Assim nasceu o Robô Investigador Especial Janperson, teve 50 episódios e fez um sucesso moderado.
Diferentemente da maioria dos Metal Heroes, Janperson não possui forma humana, sendo "sempre robô", assim como Biker e Highter. Revestido com uma camada de titânio, ele é invulnerável à maioria dos tipos de ataque, e seu sistema hidráulico lhe confere grande força. De seu arsenal fazem parte a pistola laser Jandetic, a espada laser Janblader e o carro Dark Jaycar, cuja cabine pode se separar e se transformar no helicóptero Sky Jaycar.
Em outra tentativa da Toei de levantar a audiência do horário, Janperson não combatia monstros da semana, mas criminosos e androides ligados a facções do crime organizado de Tóquio.
Jamperson está em uma realidade paraléla assim como Jiban ou seja, não é continuação de
Exceedraft. mas manten as caracteristicas de seus antecessores Jiban, Winspector, Solbrain e Execeedraft. comatendo o crime sem robo gigante ou acrobacias na "pedreira". o orçamento deveria estar baixo na toei nessa época. pode-se ver na serie alguns reaproveitamentos como a imagem abaixo o amarelo abaixo é o antigo Highter o robo voador de winspector.
Se Jiban era uma copia de Robocop, Jamperson é a copia da copia. sem quaquer traço de originalidade. Se você reparar até o elmo dele parece ser copia de algo( meio power rangers meio robocop na minha opinião)
Blue Swat
Blue SWAT teve 51 episódios e um filme. A Toei decidiu apostar e fazer uma série mais voltada para adultos, sem muitos dos elementos cômicos ou infantis comuns dos Tokusatsu, foi descartada a "robozice" e os herois voltam a dar cambalhotas piruetas e os clássicos pulos pra traz que na verdade são pulos pra frente reproduzidos ao contrario. Acontece na mesma realidade de Jumperson
A teamatica é realmente mais adulta podendo até ser chamdaa de serie policial se não fosse
a mais avançada polícia do planeta Blue SWAT, um esquadrão sediado em Tóquio que faz uso de modernas armas, armaduras e veículos para combater o crime organizado. Mas, aproveitando a era de caos em que a humanidade se encontra, tomada por guerras, crime e poluição, uma raça alienígena. rs rs
Infelizmente, isso significou perda de audiência, e, da metade da série em diante o clima foi amenizado e os elementos característicos voltaram ( gritar o proprio nome, fazer pose na frente do inimigo, gritar o nome das armas e virar de costas pro vilão em chamas e sincronizar a pose com a explosão do mesmos).
A boa audiência resultante significou uma nova mudança no estilo dos Metal Heroes. para as series seguintes.
B-Fighter
Armadura Pesada B-Fighter (重甲ビーファイター Jūkō Bī Faitā?, 1995): Nas duas séries B-Fighter, os heróis possuem visual calcado em besouros. As duas séries fazem parte de um mesmo universo, que também inclui Janperson e Blue Swat, que aparecem no episódio final de B-Fighter.
Em B-Fighter, Kai Takuiya era um estudioso de insetos da Earth Academia e ao perceber que todos os insetos do mundo começam a se comportar de forma estranha, decide investigar o que está ocorrendo partindo em uma expedição. Nessa jornada, ele encontra o inseto ancião Guru em uma caverna e este lhe diz que os insetos entraram em alerta devido à sua percepção de uma ameaça. Invasores de uma outra dimensão estariam prestes a chegar à Terra e os insetos lutarão para protegê-la. Na Earth Academia, Takuiya avisa o Professor Mukai e o ajuda a construir 3 protótipos de armaduras de combate para lutar contra tal ameaça. Quando as armaduras estavam para serem concluídas, Guru surge no laboratório e envia 3 insetos para que fundam suas energias vitais com as armaduras e que escolham os guerreiros para lutar contra a ameaça do Império Jamahl. Assim, Takuiya é escolhido por um dos B-Commanders e os outros dois voam para as mãos dos jovens Daisaku e Rei, que haviam sido capturados por Jamahl. Os 3 agora podem se tornar os B-Fighters e lutar contra as forças do império.
Toei decidiu radicalizar: abandonou de vez os seriados com policiais, bombeiros e equipes de resgate, e investiu em uma série com apelo ecológico, voltada ao público infantil. Essa série foi batizada como Armaduras Pesadas B-Fighters, sendo que B-Fighter é a abreviação de beetle fighter, o "guerreiro besouro". A própria escolha dos besouros para tema da série tinha a ver com a tentativa de se cativar a audiência das crianças: o Japão tem dezenas de espécies de besouros, e colecioná-los em álbuns é um dos passatempos preferidos da garotada por lá.
A Toei possuia 4 seguimento de tokusatsu Kamen Rider (direcionado ao publico jovem), Metal heroe, (infanto juvenil), Henshi hero ou toei hero (criancinhas) e super sentai (que abrange todos). com o fim de kamen rider em 1990, a toei buscava reconquistar esse publico por meio de metal hero, e a tentativa foi frustrante. O que aconteceu foi que as crianças é que gostaram, o resultado foi o fim das series henshin, e a infantilização das series metal.
Janperson e Blue Swat com B-fighter |
B-Fighter teve 53 episódios e um filme para o cinema. No auge da popularidade dos Power Rangers, a Saban decidiu usar suas cenas para criar uma aberração chamada Big Bad Bettleborgs, a qual eu preferia jamais ter de mencionar aqui. Aliás, se eu tivesse uma máquina do tempo, a primeira coisa que eu faria seria voltar até 1995 e impedir a Saban de cometer essa atrocidade.
B-Fighter Kabuto
B-Fighter Kabuto (ビーファイターカブト Bī Faitā Kabuto, 1996):
Dez anos se passaram desde que o Império Jamahl foi derrotado, e a Terra está em paz desde então. A Academia Terra se tornou famosa no mundo inteiro por seus esforços em preservar a natureza, e mudou de nome para Academia Cosmo, abrindo filiais em diversos países. Na Academia Cosmo de Tóquio, Takuya Kai e o Mestre Guru trabalham em uma nova geração de armaduras, para o caso da segurança da Terra ser mais uma vez ameaçada. Coincidentemente, a Tribo Melzard, cuja fortaleza estava aprisionada sob o fundo do oceano desde a época pré-histórica, encontra uma forma de escapar. Sua líder, Mother Melzard, planeja destruir toda a raça humana e povoar o planeta com seus filhos.
Cara se transformar, cada B-Fighter pega seu Command Voicer e grita o comando chou juukou("super armadura pesada"). Em seu arsenal, os Input Magnums foram substituídos pelos Input Cardguns, que funcionam da mesma forma, mas mudam de tipo de ataque através do uso de cartões.
Libélula moçoila de NY |
Na metade da série, surgem quatro novos B-Fighters, membros das filiais da Academia Cosmo ao redor do mundo, que desenvolveram armaduras ativadas pelos Insect Commanders, com poderes conferidos por outros insetos que não sejam besouros. O primeiro desses novos B-Fighters é Mac Windy, extrovertido lutador de boxe de Nova Iorque, que usa a armadura B-Fighter Yanma, de cor verde, que tem o poder da libélula.
No meio da série, ao mesmo tempo em que os novos B-Fighters estão chegando das Academias Cosmo do resto do mundo, Mother Melzard cria quatro B-Fighters do mal, os B-Crushers, através de protótipos de Insect Commanders roubados por Razzler e Dazzler. Os B-Crushers são liderados por Descorpion, que tem o poder do escorpião (que não é um inseto, mas tudo bem).
B-Fighter Kabuto, a série, teve 50 episódios, e foi utilizado pela Saban para fazer a segunda temporada dos Beetleborgs, Beetleborgs Metallix. Seu enorme sucesso com as crianças acabou levando a Toei a uma nova mudança de foco nas séries de Metal Heroes, uma que muitos preferiam que não tivesse sido feita. EU INCLUSIVE
B-Robo Kabutack
B-Robo Kabutack (ビーロボカブタック Bī Robo Kabutakku, 1997)
O começo do fim, as duas series que mataram o gênero
Metal Hero havia sido Jiban, seguido no horário por cinco seriados de Rescue Mission e dois dos B-Fighters. Em 2005, porém, por qualquer motivo que lhe desse na telha, a Toei decidiu estender a classificação de Metal Hero para todos os seriados que ocuparam a mesma faixa de horário desde 1982 a 1998. Assim, os Rescue Mission, os B-Fighters e dois desses já citados seriados infantis passaram a ser também, oficialmente, Metal Heroes. Devido às características infantis dos dois últimos, entretanto, até hoje, mesmo no Japão, há quem não concorde com a reclassificação, considerando que o último dos Metal Heroes foi B-Fighter Kabuto. Pra mim, o último foi Jiban, e tanto Rescue Mission quanto B-Fighters são outra coisa, mas, como o intuito dessa matéria é falar de todos os oficiais, vamos aos dois infantis também.O primeiro desses dois foi B-Robo Kabutack (abreviação, como vocês devem estar pensando, deBeetle Robo Kabutack, o Robô-Besouro Kabutack), que foi ao ar em 1997 e teve 52 episódios e um filme. Kabutack era uma espécie de continuação de B-Fighter Kabuto, mantendo o tema dos robôs-besouro, e com a participação especial de Blue Beet e B-Fighter Kabuto em um dos episódios.
A história da série começa quando o Professor Torahiko Koenji descobre escritos antiquíssimos, enterrados nas profundezas da Terra, que descrevem as 13 Star Pieces, fragmentos de estrelas que caíram em nosso planeta em tempos imemoriais. Segundo esses escritos, se uma pessoa conseguir reunir os 13 Star Pieces, ela poderá realizar um desejo. Disposto a realizar seu desejo, o Professor constrói os B-Robos, que terão a missão de encontrar e desenterrar os Star Pieces, reunindo-os. O Professor, porém, não pode ativar suas criações de imediato, pois, para se comportar corretamente, eles precisam passar por um longo período de aprendizado, durante o qual aparentam estar dormindo.
nfelizmente, alguns dos robôs apresentam um defeito, e não passam por seu ciclo de aprendizado completo, acordando antes da hora. Como era de se esperar, esses robôs ficam maus, e passam a procurar os Star Pieces para realizar seus próprios desejos egoístas.
Kabutack, assim como praticamente todos os B-Robos, podem assumir o Super Mode e ficam visivelmente mais fortes. Nestes momentos a série mostra suas cenas de ação, com golpes finais, veículos, super habilidades, coisas típicas de um Metal Hero. Porém essa forma não é eterna e só pode ser usada por Kabutack por 3 minutos.
No decorrer da série outros robôs aliados vão aparecendo, e através da combinação com eles, Kabutack ganha novas habilidades como voar, além de novos golpes.uriosidades: o tema da série Kiyoku Tadashiku Kabutack, é cantado por Takeshi Kusao, o dublador do personagem Kabutack. O sobrenome é engraçado né?
No decorrer da série outros robôs aliados vão aparecendo, e através da combinação com eles, Kabutack ganha novas habilidades como voar, além de novos golpes.uriosidades: o tema da série Kiyoku Tadashiku Kabutack, é cantado por Takeshi Kusao, o dublador do personagem Kabutack. O sobrenome é engraçado né?
Robotack
Tetsuwan Tantei Robotack (テツワン探偵ロボタック Tetsuwan Tantei Robotakku?, 1998)
Em algum lugar escondido dos olhos dos humanos, existe o Reino de Harappa, habitado por animais robôs. Há muito tempo, uma das relíquias de Harappa, conhecida simplesmente como a Ferramenta, foi roubada, e desapareceu para sempre. Um dia, o Conselho Ancião de Harappa decide enviar dois robôs, Robotack e Kamerock, para encontrar a Ferramenta e levá-la de volta ao reino. Durante suas viagens, Robotack e Kamerock vão parar na cidade de Yumegaoka, no Japão, onde conhecem o menino Kakeru após roubar o almoço de seu tio, Kaoru Sugi, um detetive particular. Levado até a agência para pagar pelo almoço roubado, Robotack decide ele também se tornar um detetive particular, pois, em sua opinião, isso o ajudará a encontrar a Ferramenta. Assim, surge o detetive do latido de aço Robotack.
Os Robos vindos de Harappa vivem como humanos, e alguns deles podem se transformar em formas de combate com o Special Mode, através do Magnet Change (Jishakku Change). Todos os robôs são baseados em animais, Robotack por exemplo é um cachorro.
Eu mesmo nunca considerei ambos como Metal Hero, não entendo o porque os japoneses da Toie consideram assim. Claramente foger do que temos em nossas mentes como um Metal Hero, ambas as série possuem elementos típicos das séries Metal Hero, principalmente nas partes de ação, veículos e etc. Mas olhem pro Jaspion e depois pra esse cachorro ai... tsc tsc tsc
Curiosidades:
Pela primeira vez Kageyama cantou um tema de abertura de metal heroe, Naseba Naruhodo Robotack.
è gente o mundo é capitalista esse coisa deu dinhero. Está foi a ultima série clasificada como metal heroe pela TOIE, deivido a diversas reformulações e sem uma característica que possa definir de fato o pradão Metal Heroe, as seriesseguintes (infantis) seguiram sem a marca hero( graças a Atena)
Embora os Metal Heroes tenham feito bastante sucesso aqui no Brasil, infelizmente não foi bem assim no Japão infelizmente. Por esse motivo houve tantas mudanças drásticas no gênero que acarretou no seu fim prematuro e o seu esquecimento até hoje, mas muito da personalidade deles ainda está presente, principalmente nos Hensin Heroes atualmente
Metal Heroe Hoje
Mas nem tudo está perdido meus amigos
Em uma rápida explicação, Gokaiger pertence ao sub gênero Super Sentai, o dos heróis coloridos que trabalham em grupo (Changeman, Flashman, etc) todo ano uma nova serie e feita no japão nesses moldes e no ano seguinte ela é adaptada pela sabam e vira power ranger.
Gakaiger é a série atual super sentai passando no japão, está deve se estender até o inico de 2012 quando sera subistituida por um novo quinteto colorido.
Gaban ou Gayban 1982 |
2012 é o ano em que o segmento metal heroe comemora 30 anos,e em virtude disso Gayban(Gavan no Brasil),(fiquem em silecio por 3 segundo apos ler o nome do glorioso) ira participar do Longa de Gaikaiger, ajudando os herois.
Trazer de volta O PAI do Metal Heroes é o início das comemorações dos 30 anos dos gênero que será celebrado em 2012 e que promete muitas surpresas no decorrer do próximo ano.
vamos cruzar os dedos pra que a Toie retome a produção de metal heroes como foi na decada de 90
Gayban ao lado do sentai vermelho. Reparem que a nova tecnologia de confecção de fantasias deu uma cara muito mais foda a Gayban, compare com a de 1982 acima |
E com este trailer eu me despeço desta matéria, que foi realmente trabalhosa pra se fazer, mas tambem muito prazerosa , revivi momento especias da minha infância durante a pesquisa pro post e espero que todos tenham compartilhado da mesma sensação. Gostaria de agradecer ao blog http://atomo.blogspot.com/ que foi o único lugar com informações sobre as 2 ultimas séries do gênero metal hero, e também ao http://www.tokufriends.net/br/ da onde Kibei bastante informação também.
Gostou? deixa um comentário, pode ser critica ou correção de alguma informação ou adendo. A participação de vocês é importante também.
Abraxxx
vejo vocês no próximo post |
Jiban! Winspector! Eu vou chorar t.t~~~
ResponderExcluirBom dia!!
ResponderExcluirPara todos os fãs de heroes / super sentai aqui fica um livro escrito em portugês com essa temática.
O download é totalmente grátis, basta irem ao site:
http://www.bubok.pt/livros/4574/Unhuman---Guardioes-da-Terra
Aqui fica também a sinópse para os interessados
A terra foi invadida por novas raças de criaturas, os Etno, criaturas extremamente violentas cuja origem permanece um mistério; Talvez seres extraterrestres ou quem sabe, criação do próprio humano que não resistiu aos limites éticos na manipulação genética. Fosse o que fosse, foram anos infernais com milhares de baixas. O Homem foi forçado a criar novas entidades policiais especializadas na liquidação de qualquer criatura que aparecesse, e adaptar as cidades de modo a que as pessoas pudessem proteger-se em alturas de maior perigo.
Não foi a cura, mas a vida melhorou consideravelmente ao ponto de conseguirem fazê-la como um cidadão comum. Porém o medo nunca se extinguiu...
Alexandra nasceu diferente, com a sua pele ausente de cor e dentes caninos salientes. Por alguma razão os Etnos sentiam-se especialmente atraídos por ela e foi esse o motivo que levou a mãe a ensiná-la a matá-los desde muito nova.
Aos dezanove anos, após um horrível incidente, descobre que é portadora duma alteração genética hereditária, que lhe concede uma força incomum, a custo de dores periódicas cada vez mais insuportáveis. Cheia de dúvidas e próxima de uma inevitável morte, inicia uma busca com quem mais confia para encontrar a cura da sua doença e respostas sobre a sua família. Mas descobre que esta lhe deixou uma herança que nunca pedira para ser sua, uma herança que poderá impedir um mal tão antigo como a Terra.
Espero que gostem!!! Divulguem e partilhem!! Obrigado
64 DOWNLOADS!!!
Vamos continuar a divulgar!!Download grátis:
http://www.bubok.pt/livros/4574/Unhuman---Guardioes-da-Terra
Facebook:
http://www.facebook.com/pages/Unhuman-Guardi%C3%B5es-da-Terra/218062978255103
Obg a todos :)
p.s- Temos duas ilustrações das personagens.