Posted by : Alison Nerv 4 de jun. de 2012

Antes de começar a falar realmente de Saint Seiya Omega, vamos contextualizar um pouco as coisas: Eu sou um dos filhos da Manchete, comecei a ver animes com ela graças ao sucesso de Cavaleiros do Zodíaco (e Shurato, Yuyu Hakusho, Super Campeões etc). Anos depois sou oque sou. Devo tudo a Saint Seiya...
Possuo um carinho pela série, me divirto muito conversando sobre o mundo de CdZ com amigos que nem sequer assistem à animes, mas tenho pleno senso crítico dos pontos fortes e fracos da mesma, sem ser atingido muito forte pelo saudosismo hoje em dia.
Saint Seiya Omega, nova investida da Toei Animation com a franquia chega buscando mais gerar novos fãs do que se preocupar somente com os já consolidades. Muito porque, sejamos sincero, Cavaleiros nunca foi parte do grande escalão dos shounens, sendo muito mais lembrado no Brasil e na Europa do que no próprio Japão, o que explica facilmente o possível cancelamento dos planos de uma 3º temporada da elogiada série Lost Canvas pela TMS.




Sabe aquele anime que todo mundo mete o pau antes mesmo de começar? Aquele que todo mundo julga pelo visual ou pela escolha de um character design “diferente”? Pois bem, Saint Seiya Ômega sofreu esse “problema”. Assim que a série foi anunciada, grande parte dos fãs clássicos torceram o nariz para a nova produção, alegando que estava “ridicularizada e infantil”.

A história
Em Saint Seiya Ômega temos uma continuação da saga clássica (cronológica ou não, isso só o tempo e Kurumada dirão). A história começa com Saori, a eterna deusa Athena, segurando em suas mãos um bebê. Ela sofre um ataque surpresa do primeiro vilão da série, Mars, que quer a qualquer custo acabar com a deusa. Porém, pra variar um pouco, o eterno desprezado e odiado Seiya aparece para salvar o dia, mas vestindo a sagrada armadura de ouro de Sagitário – quem diria: cavaleiros também recebem promoção de serviço. Mars é derrotado por Seiya, mas antes de ir deixa uma “lembrancinha” para a deusa.
Treze anos se passam e Kouga, o bebê que Saori segurava em seus braços, está sendo treinado para se tornar um cavaleiro com nada mais, nada menos que Shina, a mulher cavaleiro (desculpem, não resisti)! Porém Kouga é o típico moleque chato que tem tudo para se tornar um novo Seiya odiado pelos fãs, bem diferente de Tenma: ele acha que não vai conseguir se tornar um cavaleiro e é extremamente desanimado nos treinos por isso. Porém um fato pode mudar sua vida: o objeto deixado por Mars no passado desperta, e o próprio Mars aparece para atacar Saori e Kouga que estavam conversando naquele momento. Nesse momento Kouga descobre que ela é a deusa Athena (ele deve ter sido muito besta pra não ter descoberto isso em 13 anos, mas tudo bem) e ao ver a sua querida Saori sendo atacada por Mars – que derrota Shina e Tatsumi (DE BIGODE!) – ele desperta seu poder como cavaleiro de bronze de Pegasus.

Ômega foi simplesmente satisfatório e cumprindo seu objetivo. A animação, mesmo não sendo algo de muito destaque, consegue ser conduzida bem durante todo o episódio, com um ou outro ponto de falha como em traços dos personagens e passagens de cena. No geral, a Toei conseguiu manter a ótima média de todas as séries da franquia (e se você criticar a animação dessas você não entende nada de animação, desculpem). A “transformação” de Kouga em um cavaleiro de bronze Pegasus ficou muito bem feita, e brincadeiras a parte, lembrou bastante a saga clássica mas com um “Q” de “glamour” com a presença do cavalo alado.

A grande mudança
É a partir daí que a história começa, com Saori recrutando um novo grupo de jovens guerreiros para se tornarem os cavaleiros de bronze e protegê-la do mal maior que está por vir com Mars. É o início de uma nova era para os Cavaleiros do Zodíaco!
O character design de Umakoshi é mais uma vez um dos pontos altos da série. Para quem criticou tanto antes de assistir não deve ter se tocado que o mesmo foi o responsável não só pela concepção de visual da série Heartcatch Precure, como também do espetacular Casshern Sins. E sim, cada movimento, e principalmente cenas de ação da série, lembram muito todo o desenvolvimento de cenas em Casshern. O visual causa uma certa estranheza para alguns, mas é tudo muito bem feito artisticamente. Além disso, Umakoshi tem um traço bem parecido com o do falecido Shingo Araki, o responsável pela saga clássica da série. Portanto as reclamações de “infantilidade no traço” não fazem muito sentido, sinceramente. É apenas um visual diferente em uma época diferente, em nenhum momento isso interfere no clima e na ambientação do anime.Outro ponto forte da série é em relação ao trabalho de trilha sonora. Tudo ficou muito saudosista e ajuda muito na atmosfera “Saint Seiya” de ser. A abertura é versão “atual” da conhecida Pegasus Fantasy, que conta como intérprete a banda MAKE UP (a mesma do tema antigo) com vocal da agradável Shoko Nakagawa, que cantou a excelente abertura de Tengen Toppa Gurren Lagann. A animação da abertura também mantém todo o clima de nostalgia, mas não deixa de dar uma pitada “diferente” para os novos telespectadores.E não é só da abertura que podemos falar, mas de toda a soundtrack que envolve o episódio, sendo praticamente uma versão remasterizada e “nova” da saga clássica. As músicas de “pré-batalha”, do treinamento de Kouga, parece que ao mesmo tempo que tentaram atrair esse novo público, deixaram um pequeno agrado para os mais fiéis devotos da franquia.

Pontos Fracos
Sobre os pontos fracos, é cedo demais para falar de maneira afirmativa e totalmente “certa” sobre a série. Porém é claro que nós já esperamos todos os furos, partes non-sense e batalhas extremamente difíceis que são resolvidas com um golpe milagroso tirado sabe-se lá de onde.NO primeiro episódio já deu bem pra sentir isso, com as lutas sendo rápidas e “resolvidas como mágicas”, além do velho objetivo de “temos que lutar para salvar Athena e é isso aí”. Mas isso é Cavaleiros do Zodíaco. Tirando Lost Canvas que foi muito mais desenvolvido, não há como um fã clássico reclamar disso? Ou há?



Sempre há
A nova saga de Saint Seiya traz uma proposta totalmente nova, com direção nova, equipe nova e tentando atrair públicos distintos, o que acabou desapontando alguns fãs da série. Poderia dizer que diversão é a palavra chave desse novo Saint Seiya, e que o design talvez não seja algo infantilizado, visto pelo lado “ruim” do termo, mas sim como algo apenas diferente.
Enquanto na série clássica o cosmo, a energia que vivia dentro de cada cavaleiro, era definida apenas por força e pelo despertar do sétimo sentido (Cavaleiros de Ouro), no novo anime cada personagem terá uma característica especifica em seu cosmo, como por exemplo os cavaleiros de bronze: Kouga (Cavaleiro de Pégaso) é a luz e a sombra, Yuna (Mulher Cavaleiro ou Amazona de Águia) é o vento, Souma (Cavaleiro de Leão Menor) é o fogo, Eden (Cavaleiro de Orion) é o trovão, Ryuhou (Cavaleiro de Dragão – filho de Shiryu e Shunrey) é a água e Haruto (Cavaleiro de Lobo) é a terra . Esses elementos e suas ligações com cada cavaleiro pode ser vista na abertura.
O anime será produzido pela Toei Animation, escrito por Reiko Yoshida e dirigido pelo Morio Hatano, uma equipe muito diferente das que vimos. O anime não tem um mangá de base, creio que só ficará em anime, até pelo seu visual.
Mas ainda assim vale muito a conferida, principalmente para os fãs que esperavam uma nova história. E tomara que essa história esteja bem desenvolvida, e não apenas um apanhado de personagens com aramdura pra vender brinquedo. E caso você não goste, ainda tem o anime original pra você mostrar pro seu filho como você aprendeu sobre o Zero Absoluto e dizer que quando você tinha a idade dele tentou inverter o fluxo da água do seu chuveiro com um Cólera do Dragão. Ah, bons tempos aqueles…

Pegaso 1x1 dragão


Sim
Vamos as criticas:
o Encosto agora é cavaleiro de ouro lendário e usa cachecol(Seiya).
O filho so Shiryu parece mais o Shun.
O Mars é um digimon.
Os novos cavalerios de ouro tomam bomba.
As armaduras não tem mais object e saem de um pinjente.
As armaduras parecem de couro.
O Ichi de Idra ainda é um cavaleiro de bronze aprendiz.

E é longa a lista de coisa que são capazes de fazer um fã das antigas se contorcer. Mas vale lembrar que está série e feita principalmente pra novos fãs, e a classificação dele é de 8 a 11 anos.
O que os fãs da série tem que pensar é o seguinte: Ômega não é feito SOMENTE para os fãs antigos. Pelo contrário, diria que seu principal foco são os novos telespectadores, crianças. Como sei disso? Além da escolha da equipe que é um sucesso entre os pequenos, o horário de exibição é em plenas 6 e meia da manhã, horário bem utilizado para esse tipo de público. Parem de dizer que a “infantilidade” é um ponto negativo para a série, porque não é. Ômega promete ser uma boa série e que provavelmente vai trazer um público totalmente rejuvenescido para a franquia.

Está na hora de pararmos com essa besteira de infantilidade e dizer que tudo que é feito para crianças é ruim. Porque um Ben 10 não é pior do que metade dos animes que temos exibidos por aí, e porque Cavaleiros dos Zodíaco Ômega tem de tudo para ser uma boa série de se acompanhar para quem é fã do gênero. Vamos torcer e “me dê sua força pegasus” para os comentários que virão abaixo desse post.

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Fonte:
http://chuvadenanquim.wordpress.com
http://clothmyhtbrasil.com

{ 6 comentários... read them below or Comment }

  1. Eu fiquei invocada com a armadura sair do pingente... Parece sailor moon... Não é q é infantil, o desenho ficou meio bicha =S
    Mas vamos ver qual vai ser o desenrolar da história... pode ser q nos surpreenda...
    Mas deveriam refazer a parte das armaduras parecerem de couro... fica mais bicha ainda dando essa impressão! rss

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  2. Klari, cdz nunca foi um desenho muito macho né, axoq eu é o desenho com maior quantidade de personagens gays ou metrosexuais que ja vi.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Achei bem "normal" a atitude do estúdio de Saint Seiya Omega estar aderindo a este estilo de shounen. É o que faz e sempre fez sucesso entre as crianças no Japão, pelos 7 e 14 anos, na minha opinião. Ainda, a audiência está plausível, e indo melhor que o Digimon Xros Wars, que estava sendo exibido pelo mesmo canal, e provavelmente foi substituído pelo próprio Omega na grade. Enfim. Não sou grande fã de Saint Seya, mas posso dizer que sou de Digimon, e Xros Wars não obteve grandes reclamações pois Digimon foi sempre assim. Saint Seiya apenas entrou em novos ares com a sua franquia, e como de costume, quem é fã sempre reclama das mudanças. A reclamação é um fato em qualquer franquia que obtém alguma grande mudança, seja para um novo público, seja apenas por dinheiro.

    Enfim, há quem diga que a primeira geração sempre é a melhor. xD Né Pokémon?

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  5. É legal o ômega. Mas seria muito melhor se o desenho dos personagens fosse mais bem feito. Não importa mudanças nisso e naquilo, mas poderiam caprichar mais nos desenhos. Me deu raiva disso mas história é mto boa. Bem digna.
    E eu adorei que Seiya conseguiu ser o novo cavaleiro de Sagitário. Ele é muito querido por mim. Adorei vê-lo no ômega, espero que apareça muito mais.

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  6. Olhei todos os episódios de ômega e achei no mínimo ridiculo. Há muitos erros de continuidade, parte por nao ter um manga base. Amazonas usam MÁSCARAS, não há o que se discutir,a amazona que usa elemento vento na série omega abdicou da mascada dela (detalhe do elemento vento, que foi só descoberto agora, pois aqueles os outros cavaleiros como Camus de Aquário ou Shaka de Virgem nao foram inteligentes o suficiente para descobrir que um cosmo tem elementos). Outro aspecto decepcionante foi que as armaduras são carregadas em pingentes. Dava um brilho no olhar ver as armaduras fora do corpo sendo transportada no formato de sua constelação, dentro de uma caixa. Outra, o cavaleiro de lobo usa shurikens e kunais para atacar seus inimigos, e isso para mim é uma cópia de naruto, bem como o selo que ele usa para fazer os "jutsos", ademais, cavaleiros não podem usar armas, uma vez que a deusa atena os proibui, por honra, a unica armadura que contem armas é a de libra e os cavaleiros só podem usá-las com autorização da Deusa. Vale lembrar também que CDZ tem sua origem na mitologia grega, e isso foi completamente esquecido pelos novos diretores. São essas minhas críticas.

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