Posted by : Alison Nerv 15 de nov. de 2011

Nomes dos Cavaleiros do Zodíaco


Etimologia no Universo dos Cavaleiros do Zodíaco

Nada escapa aleatoriamente a Kurumada. Mesmo o que parece mais óbvio possui referências ocultas. Os nomes das personagens de Saint Seiya não foge a regra. É uma pequena viagem por dentre a mitologia, astronomia e poesia...
É impressionante a quantidade de fontes e o profundo trabalho elaborado em quase todas as personagens, e olhem que são muitas. Utiliza fontes de língua japonesa, inglesa, grega, celta, chinesa, latina, hebraica, árabe, iídiche, babilônica, espanhola, portuguesa, francesa, italiana, como também do sânscrito. Obras literárias como as de Tolstoi, Dante Alighieri e Albert Camus, como também, produções astronomicas de Ptolomeu, além de mitos modernos como os dos continentes perdidos... E,pasmém, até histórias de Extra-Terrestres. Existe muitas coisas por trás de Cavaleiros do Zodíaco que você nem imagina.

Enfim, somente digo, deliciem-se com tamanha diversidade aqui encontrada como eu me diverti.

Veja só a explicação dos nomes dos personagens:

Nomes dos Cavaleiros de Ouro

Mu - Referência ao continente perdido de mesmo nome. Este continente é o resultado de uma publicação de James Churchward de 1926, o qual se prolongaria por todo o oceano pacífico, onde, por volta de 50.000 anos atrás havia um grande império. A cerca de 12.000 anos este continente submergiu devido a cataclismas naturais. Os sobreviventes atualmente estariam representados
pelas etnias polinésias e o místico povo da Ilha de Páscoa. Kurumada se inspirou nesta lenda para dar origem a raça de Mu e Shion, sobrevivente deste cataclisma e para a idealização da Ilha da Rainha da Morte, resquícios do continente sendo. (Lemuria é sinônimo).




Aldebaran - Estrela mais brilhante da cosntelação de Touro. Aldebaran - Do árabe, "o olho do animal". - Nome da estrela alfa da constelação do Touro. Ou ainda pode significar "o seguidor", também do árabe Al Dabaran.





Saga - Do grego antigo, Duplo. Alusão evidente para o mais célebre esquizofrênico dos animes! Pela tradução do ideograma temos o sentido de: "Boa Ação", bom trabalho, algo do gênero. Kurumada era  tambem fã daquela série antiga sobre astrologia COSMO, e que Saga seria uma homenagem que ele prestou ao apresentador dessa série, o astrônomo Carl SAGAN. Sendo assim não seria atoa que o golpe principal do cavaleiro de gêmeos seja EXPLOSÂO GALÁTICA.





Máscara da Morte - Quanto ao Máscara, realmente jamais foi revelado o nome dele, mas tem gente que escreve fanfics e o chama de CARLO. Na mitologia, havia um rei chamado EVENO que, apaixonado pela propria filha, impôs aos pretendentes dela um desafio; aqueles que não passassem, seriam mortos pelo rei. Como os pretendentes não desistiam, Eveno matou a muitos, e decorava as paredes do seu palácio com as cabeças desses rapazes.





Aioria - Vem do grego Aeolia - Eolia. O Vento, pela sua velocidade, é tambem o nome de uma grega a Ilha dos Ventos, Ilha Eólia. Carrega no nome sua característica de mobilidade. Como seu irmão Aioros. Ilha talvez por sugerir o fato de ter ficado "ilhado" no Santuário depois da traição de seu irmão.. Em Odisséia eólia é a ilha de Eolo.  Por que Aiolia é o cavaleiro de Leão?. Por ter relação com AILURO, gato/felino em grego.






Shaka - Do budismo, O sábio de Shakya (localidade), apropriação japonesa do nome Shakyamuni. Shakyamuni é o fundador histórico do budismo. Era filho de Shuddhodana, rei de Shakya, uma pequena tribo cujo reino hoje se situaria ao sul do Nepal central. Seu nome é composto de Shakya, o nome de sua tribo, e da adjetivação "amuni" que quer dizer sagrado ou sábio. Seu nome pessoal era Siddhartha Gautama (Siddhartha = objetivo alcançado). O Shaka do momento histórico da obra de Saint Seiya é a própria reencarnação do Buda, do próprio Siddhartha.




Dohko - Em Katakama significa velho tigre.




Milo - O Nome de uma ilha na Grécia , famosa pelos seus escorpiões. O nome da ilah foi dado em homenahem a Milo de Crotona, herói grego que nas antigas Olimpíadas ganhou o torneio de luta 6 vezes.




Aioros - Do Grego Aeolos- Eolo. O  Ágil. Nome grego de Éolo, o deus dos ventos. Tal aplicação talvez justifique o misterioso fato da Armadura de Sagitário possuir asas, a qual teoricamente, não deveria ter.




Shura - O Deus Indiano da Guerra e Violencia Ashura. Por ter matado Aioros (Originalment Saga iria se chamar Shura). Tambem, Shura - Do sânscrito, Um grupo de guerreiros demônios divinos, apropriação japonesa do termo Asura.





Camus - - Homenagem a Albert Camus. Albert Camus (1913-1960) Filósofo nascido na Argélia de nascionalidade francesa. Analista esplêndido do absurdo da vida e da revolta com a morte.Albert Camus, o famoso escritor, que durante a guerra ficou neutro entre os aliados e Nazi-fascistas. Camus, o cavaleiro de Ouro pode ser considerado neutro, pois só keria ensinar o Hyoga, não ligava em proteger Athena ou acreditar em Saga. Albert Camus era do signo de escorpião, daí o motivo de Miro ser o melhor amigo de Camus, explicado pelo Kuromada a ligação dos dois.
Uma bela expressão de seus sentimentos estão no livro "O Estrangeiro". Nas primeiras palavras deste livro: "Mamãe morreu esta manhã, ou ontem. Eu não sei mais". É necessário explicar a relação desta pequena frase com o enredo de Kurumada? - Caso seja necessàrio explicar: Kamus mostra a seu discípulo o quão necessário é que Hyoga esqueça sua mãe... Teria  Camus algum envolvimento secreto no naufragio que levou a mae de Hyoga a morte?




Afrodite - Do grego, Espuma do Mar. Referência a deusa grega da beleza, nascida do sangue de Urano misturado ao mar. Mitologicamente a flor do culto a deusa era a Rosa.





Shion - Shion, a terra prometida. Shion, também chamado em vários art books de Sion, que em português signfica Sião, a terra prometida na religião judaico-cristã, mas existem outros signficados. Segundo a Bíblia, Sião é primeiramente um monte. Ele se encontra em Jerusalém e é o monte do templo, nele Deus habita. Desde então, o monte é o "axis mundi", o eixo, o centro mais sagrado do mundo. Foi onde Moisés teve a revelação sobre os 10 mandamentos.
Shion - Do hebraico, João (Perceba, João; John ;Shion, a fonética). Nome do apostólo escritor do Apocalipse. (Acho que cabe eu ressaltar também a possibilidade de significar Sião, Sion, Zion, como desejarem. A mítica terra destinada aos judeus, pois em alguns artbooks Shion é grafado como Sion).






Kanon - Kanon do hebráico qãneh, significa primitivamente régua. Os gregos clássicos usavam estas palavra no sentido figurado como "regra", "lei". Com o passar do tempo a palavra tomou o sentido de Cânon eclesiástico ou Cânon da Igreja. As primeiras decisões dos Concílios eram chamadas de Dogmas, mas em Antioquia foram também chamadas de "Cânon". Os judeus reconhecem as escrituras como inspiradas no entanto nunca as chamaram de “canônicas”. Foi a partir do século IV que os autores atrísticos aplicaram pela primeira vez o termo referindo-se as Sagradas Escrituras para distinguir os textos reconhecidos pela Igreja Católica. A luta da igreja contra a literatura pagã e herética, foi um processo longo e lento. Conseguinte “Cânon” passou a designar todos os textos considerados de inspiração divina, possuídos de autoridade normativa para a fé cristã. Os demais
textos eram considerados "Apócrifo". Dessa palavra também se origina o teor do termo musical "canon", que é uma canção onde diversas vozes cantam a mesma parte em turnos. Bom isso faz pensar em o que Kuramada quis se inspirar para criar o gêmeo esquecido. Kanon entra como coadjuvante e se revela um ator principal, ele usurpa a identidade de General Dragão, assim como
Saga rouba a do Mestre. Logo em seguida, Kanon manipula os outros generais e Saga manipulou os outros cavaleiros de Atena.. Isso tudo para benefício próprio.
Kanon - no Japão há uma deusa chamada KANON, deusa da misericórdia (e o nosso Kanon se redimiu ao compreender a misericórdia de Atena para com ele). Ela é uma importação de Avalokiteshvara, uma boddisattva (espécie de santa) da Índia. É a protetora do povo japonês, e seu nome pode ser escrito também como KWANNON.

Nome dos golpes dos Cavaleiros de Ouro

Antares do Milo de Escorpião - é a principal estrela da constelação de escorpião.




Excalibur de Shura de Capricórnio - é relacionado a espada que o rei Arthur a possuia em Kamelot. Na Lenda de Kamelot, a espada Excalibur foi dada a Arthur por ser puro de coração o suficiente para tirar a Inglaterra das trevas. Excalibur representa a justiça nos corações dos homens.





Rosas do Afrodite - Afrodite transformou-se em peixe junto com seu filho Eros e mergulharam no rio Eufrates para fugir do monstro Tífon, unidos apenas por uma fita dourada. As rosas são consagradas a Afrodite por causa do mito de Afrodite e Adônis.





Seikishiki do Máscara da Morte de Câncer - na china, seikishiki eh a representacao da morte, atraves de um carangueijo.


CAVALEIROS DE BRONZE




Seiya - Do japonês, Flecha Estelar. A referência a flecha que pousa em suas mãos em diversas ocasiões que este traja a Armadura de Sagitário. Por nota é sabido que, após o Big Bang, a essência do "Big Will" difundiu-se pelo universo pelos feixes luminosos (flechas) que, mais tarde, se transformaram em estrelas.




Shiryu - Do japonês, Dragão Violeta (Roxo). Evidentemente, o Cavaleiro do Dragão possui este nome pela atribuição referente de sua constelação. A cor violeta por assim bem pode representar as flores de lavanda da paisagem de Rozan, que é o símbolo do equilíbrio entre a frieza do azul e o calor do vermelho. (Durante sua fase de treinamento usava uma calça roxa).




Hyoga - Do japonês, Rio de Gelo (Geleira, literalmente). Nome bem razoável para representar um russo, que treinara na Sibéria.





Shun - Do japonês, Curto Momento (no francês, scintillement, literalmente). Algo de evanescente, de furtivo ou efêmero na personalidade do Cavaleiro de Andrômeda? É passível de maior argumentação.

Ikki - Do japonês, Faísca. Pelo temperamento quente que possui o Cavaleiro de Fênix, a referência a uma faísca primordial, de origem das coisas, que ponha o fogo como decorrência, é inevitável.

Jabu - TRADUÇÃO SOB ANÁLISE, PASSÍVEL DE ALTERAÇÃO, ESTÁ SOB ESTUDOS  NÃO TENHO ABSOLUTA CERTEZA. Do japonês, Erro (Guerreiro do Erro). Como é somente um
Cavaleiro de Bronze dito secundário seria passível seu nome não ter um contexto extra-anime. Contudo, possui. Jabu posta-se totalmente em servidão a Saori Kido, renunciando sua auto estima para apagar, quem sabe, um erro. Fato que explicaria seu nome.

Ichi - Do japonês, Vila, Cidade. Certamente uma simples referência fonética. É cabível de uma maior elaboração.

Nachi - Do japonês, É o nome de uma célebre cachoeira japonesa. - Não encontro correlação para tal nome, passível de elaboração.

Geki - Do japonês, Proclamação, ou Violência. Obviamente referindo-se a força física do bruto exterminador de Ursos.

Ban - Do japonês, Bárbaro. Alusão clara a força bruta da personagem, em detrimento do crescimento interior, do seu cosmos.

June - Do inglês, Juno. Juno, a Deusa equivalente a Hera dos romanos, deusa da família e protetora dos casamentos. Umatradição romana era de os casamentos ocorrerem sempre nos mês de junho. Além do mais, prosaicamente, em uma entrevista a uma revista japonesa chamada June, Kurumada é questionado desta maneira: Poderia criar um personagem que carregue o nome de nossa revista? Isto brincando, obviamente. Contudo, não passou em branco...

Nome das armaduras dos Cavaleiros de Bronze

Andrômeda - era filha de Cefeu e Cassiopéia, princesa da ilha de Joppa. Sua mãe era incrivelmente bela, porém, muito vaidosa. Também se orgulhava da beleza da sua filha. De fato, ela gabou-se de que sua família fosse mais bela que as nereidas (filhas de Nereu, antiga divinidade marinha que possuia o dom da profecia com Dóris. Quando Zeus dividiu o mundo entre ele e seu 2 irmãos: poseidon e Hades. Hades ficou encarregado de vigiar os Titãs no Tártaro e do submundo, o lugar que as pessoas vãoapos a morte. Poseidon ficou responsável pelos mares e reinava entre as divinidades marinhas mais antigas como o próprio Nereu. Poseidon era casado com uma nereida chamada Anfritite). Então, as nereidas queixaram-se a Poseidon, que achou que devia defender a sua reputação. O deus dos mares mandou um monstro para devastar o reino de Cefeu. Os oráculos disseram a Cefeu que para salvar seu povo, ele deveria sacrificar sua filha à esse grande monstro do mar. Então, Andrômeda foi amarrada a uma rocha na costa, esperando que o monstro a viesse devorar. Naquele momento Perseu aparece. Ele havia acabado de matar a Medusa e trazia a sua cabeça para Atenas. O herói se oferece para salvar a princesa, em troca de sua mão, e usando a cabeça da medusa transforma o monstro em pedra e liberta Andrômeda. O monstro que ficou encarregado de Andrômeda era Kraken.




Pegasus - Na mitologia quando Perseu cortou a cabeça da Medusa, do sangue da Medusa Pegasus nasceu. Quando Athena domou opegasus, ela o ofertou as musas. A raça lemuriana. Kiki, Mu e Shion são da raça de Lemúria. Lemúria e Atlantis para alguns estudiosos são o mesmo reino, no entanto a maioria concorda que, na verdade, enquanto Atlantis domina o Atlântico, Lemúria seria o reino do Pacífico. Além disso, o povo de Atlantis seria mais científico enquanto Lemúria cultivava coisas de outra natureza. Crê-se que o povo de Lemúria era andrógeno e que tinha desenvolvido a telecinese, o teletransporte e a telepatia, por isso era uma civilização desenvolvida, não usavam meios de transportes (jah que não era necessário) e viviam à base de comidas naturais e vegetais. Não destruíam anatureza e conseguiam conviver com ela pacificamente. Lemúria tem esse nome por causa de Darwin. Existem duas ilhas onde vivem os lêmures, um tipo de mamífero, no entanto, por diferenças biológicas e físicas, e por outras ditas evidências, crê-se que as duas ilhas formavam uma única só, a tal de Lemúria, a qual aglobaria muitas outras ilhas e seria muito maior. Lemúria
é nome dado por causa dos lêmures. Um fato curioso sobre os lêmures é que eles quando crianças e alguns quando jovens possuem duas pintas iguais. Bom, apesar do nome ser Lemúria por causa dos lêmures e de Darwin, o nome que é mencionado em textos antigos hindus é Mu: daí vem o nome Mu pro Mu de Áries. Também é conhecida como Pacífica, em oposição a Atlantis. Os hindus acreditam que com a destruição de Mu, o povo daquela região dirigiu-se à Índia, e formaram a primeira classe dos brâmanes. Esse povo, segundo os hindus, tinham um terceiro olho, e por isso, em homenagem a eles, hoje o povo hindu usa aquela pedra. Todavia, alguns textos hindus dizem também que esse povo de Mu dirigiu-se a uma região que hoje é o Tibet (o que explica ofato do Mu morar no Tibet).


CAVALEIROS DE PRATA

Marin - Do japonês, Sino que anuncia o mal. Personagem misteriosa, nome absolutamente misterioso. Que eventual motivo poderia ser cabível de modo que seja o adjetivo maléfico seja qualificado para a mestra de Seiya? Uma pergunta que talvez só encontre resposta no Tenkai-Hen... (Esta é que a concepção de Prometheé em sua tese original, com sua tradução de Sino Maléfico, ao meu ver, a tradução correta seria esta acima).

Shina - Do iídiche (lígua falada por uma parte dos judeus, proveniente do alto-alemão), Bela, Bonita. Nem é preciso comentar nada. Não é mesmo?

Misty - Do inglês, Brumas. - Alusão ao campo de defesa que forma, que quando atingido, parecer formar uma barreira, de bruma?

Mouses - Do hebraico, Salvador das Águas. Para o Cavaleiro da Baleia, Kurumada faz referência aquele que dividiu o Mar Vermelho e que recebera os 10 códices sagrados no Sinai. Baleia também tem significação com o mito cristão de Jonas. (Forma latina e anglicanisada de Moïse/Moshe, ou seja Moisés).

Asterion - Do latin, Astro, Estrela. Exatamente o nome de um dos Cães de Caça (Constelação), o outro é Chiara (que significa"alegria"). Na mitologia, Asterion foi pai de Minos e Rei de Creta. Na medicina, Asterion é o nome dado ao ponto deintersecção do osso parietal, ocipital e temporal do crânio. Isto explica as qualidades telepáticas do Cavaleiro. (Estou abismado, Kurumada pensa em tudo!).

Babel - Do babilônico, Porta, Mansão. Referência ao nome original da cidade da Babilônia, onde hoje é o Iraque. (Conheço traduções que dizem que Babel significa "A cidade de Deus, Ba - cidade Bel - deus, mas não o deus comum das crenças cristãs esim o Deus Bel).

Algol - Do árabe, Demônio. Nome da estrela beta da constelação de Perseus (Ao contrário do que muitos pensam, alfa é Mirfak). Ela representa a cabeça da Medusa górgona da lenda do heroi Perseus. Estrela binária que desde tempos antigos simboliza achegada de grandes infortúnios.

Jamian - Do hebraico, "a mão direita da oportunidade". Possui um caráter bíblico tal nome, porém pouco desenvolvido.

Dante - Homenagem a Dante Alighieri. Dante Alighieri (1265-1321) um dos maiores poetas de todos os tempos. Autor de uma das cinco maiores poesias épicas clássicas do ocidente, A Divina Comédia, que expunha as 3 supra-esferas do dogma católico.Inferno, Purgatório e Paraíso. Tal obra teve forte influência na realização da Saga de Hades.

Capella - Do latim, Cabra. Nome da principal estrela da constelação do Cocheiro (Auriga). Ela representa a cabra Amaltéia,que amamentara Zeus quando recém-nascido.

Sírius - Do latim, Ardente. Nome da estrela mais brilhante da abóboda celeste. Alfa da constelação de Cão Maior, cujo
simbolismo, aliás representa dois cães mitológicos, o de Odisseus, que morrera quando seu dono regressara do exílio, e o cão do caçador Órion, por isto o cão está aos pés da constelação de Órion.

Dios - Do espanhol, Deus. Aparentemente um nome estranho para o parco Cavaleiro Mexicano, contudo, justamente sua nacionalidade ajuda a explicar a motivação de tal nome. A Cidade do México (a maior cidade do mundo) é amplamente conhecida por sua poluição ambiental. Isto justifica o porque o Cavaleiro da Mosca ser do México. Entre os antigos povos mexicanos
havia também o culto a um "Deus das Moscas", como o Belzebu cristão. Maior correlação que está, então não há (Também correto Dio).

Argete - Do árabe, "homem ajoelhado". É o nome da estrela alfa da constelação de Hércules. Certamente, Ptolomeu, que nomeou a estrela, não expôs explicitamente o conteúdo significativo desta estrela por respeito a "1ª Coluna do Islã, o Chahada, mas deixando implicito a posição religiosa da nomenclatura.

Orfeu - Do grego, "que vive a margem do rio" ou "que vive ao pé da montanha". Pela tradução do nome diria: "aquele que vive preso a algo". No caso, já explanado no próprio contexto do enredo de Saint Seiya, preso a seu amor por Euridice.

Aracne - Do grego, Aranha. Relacionado ao mito da princesa da Lídia que desafiara Athena em uma competição e acabou transformada em Aranha pela afronta.

Shiva - Do sânscrito, "destruição renovadora". De origem hindu, é o deus dos múltiplos braços, executor do balé cósmico que controla o bom desempenho do universo. Possuia as facetas Nataraja (renovadora) e Tripusara (aniquiladora).

Ágora - Do grego, Praça Pública (local de debates). Não encontro correlação viável.



OUTROS CAVALEIROS (Não confirmados como Cavaleiros)


Dócrates - Do grego, Poder do Infortúnio.

Ennetsu (Incendiary Saint) - Do japonês, Chamas Infernais.

Spica - Do latim, Espiga. Nome da estrela alfa de Virgem.

Leda - Do grego, Nome da personagem mitológica mãe de Dionísios. Reda: Do árabe, Nome de uma estrela na constelação da Águia.

Spartan - Do grego, Espartano (residente ou cidadão de Esparta).

Crystal - Do inglês, Cristal (simplesmente).

Gisty - Do alemão: Espírito, Fantasma. Ela que é mestre nas artes ilusionistas. Fato que explica a escolha de seu nome.

Guilty - Chamado de "Mestre de Ikki". Ideograma ao pé da letra significa mestre. Guilty, do inglês, significa Culpado.

CAVALEIROS DE PRATA MORTOS (Tumbas do Santuário)


Ludwig - Alusão a de Ludwig von Beethoven, célebre compositor e músico alemão dos séculos XVIII e XIX.
José - Alusão a José, marido de Maria, mãe de Cristo. Ou talvez ainda José de Arimatéia.
Siroe - Nome de uma ópera de Haendel.
Helga - Alusão a um personagem de Kurumada na série "Ring ni Kakero".
Zola - Alusão a Emile Zola, escritor francês do século XIX.
Kain - Alusão a Cain, filho de Adão e Eva. O primeiro homem que cometeu um assassinato na Terra ao matar o irmão Abel.

Isac - Alusão a Isaque, filho de Abraão, que seria sacrificado a Deus.
Ivan - Vide explanação do Espectro de Troll. Como Cavaleiro de Athena deve fazer alusão a outro personagem.
Baraba - Alusão a Barrabás, prisioneiro que foi posto em liberdade enquanto Jesus fora condenado.
Miguel - Alusão a Miguel, arcanjo mestre e líder do coro de anjos de Deus.
Salomão - Alusão a Salomão, rei de Israel, considerado um dos mais sábios homens da face da Terra.
Timothy - Alusão a Timóteo, discípulo.

Algernon - Alusão a Algernon Charles Swinburne, poeta e crítico inglês do século XIX.

John - Alusão a João, discípulo e apóstolo de Cristo.

Enoc - Alusão a Enoc, um dos descendentes de Adão, que subiu aos céus, de acordo com a bíblia.

Himrar - Alusão a um personagem de Kurumada na série "Ring ni Kakero".

Kei - Alusão a um personagem de Kurumada na série "Raimei No Zaji".

Mick - Alusão a um personagem de Kurumada na série "Ring ni Kakero".

Paul - Alusão ao grande catequizador dos gentios São Paulo.

Claramente com os nomes nos tumulos Kuramada deixou a mensagem que os fatos passado na biblia tambem eram guerras santas de cavaleiros.


Nomes dos Guerreiros Deuses

Todos os nomes foram baseados em alguma figura da mitologia nórdica. Já o nome da armaduras são os nomes das estrelas que compõem a costelação da ursa maior.

Thor de Fekda - Thor é o deus do trovão na mitologia nordica.

Fenrir de Artioto - Fenrir é um dos filho de Loki. É um grande lobo com dentes e garras afiadas. Está preso em uma ilha esperando ser solto no Ragnarok (fim dos tempos da cultura nordica).

Hagen de Merak - Herói amigo de Siegrfied, mas por ouvir que este desonrou sua irmã, Hagen e seus irmãos planejaram a morte de Siegrfied.

Mime de Benetnasch - Mime pode vir do nome Mimir, tio materno de Odin, e guarda da fonte onde se ocultavam o espírito e a sabedoria. Depois que ele morreu, Odin embalsamou a sua cabeça e a consultava sempre que queria saber algo.

Alberish de Mergures - Seu nome significa “anão poderoso”. Como narrado na saga alemã, Alberich é um dos irmãos dos anões que dominame  possuíam um castelo subterrâneo, entre rochas, rodeado por pedras e metais preciosos. Guardava o tesouro dos Niflungs (Nibelungos) e ainda era um poderoso mago. Possuía uma espada chamada Balmung e uma capa que tornava-o invisível, a Tarnkappe.

Siegrfied de Doube - Siegfried se tornou invulnerável enquanto matava o dragão, banhado pelo seu sangue de propriedades mágicas. A única parte invulnerável em seu corpo é em suas costas, entre seus omoplatas. Somente Kriemhild (Guðrún) sabia o seu ponto fraco. Hagen mais tarde também ficou sabendo o seu ponto fraco.

Mime  - Mime na mitologia germanica era um nibelungo, irmão de Alberich. Era um ferreiro de mãos mágicas, capaz de produzir artefatos dos mais maravilhosos. Daí o Guerreiro Deus Mime ser um músico, pelas mãos hábeis.


Nomes dos Generais Marinhas de Poseidon

Sorento - Do italiano, Nome de uma cidade e porto do sul da Itália. Cidade a qual, Homero na Odisséia diz que é a residência das Sirenes. Em italiano e em português, por tradição, o nome da cidade é Sorrento.

Isaac - Do hebraico, Rito. Na Bíblia, Filho de Abraão e Sara. Isaac com o decorrer da idade acaba por ficar cego. Como o Isaac de Saint Seiya também fica (agora o por quê de somente um olho é um ponto desconhecido).

Kasa - Do português, Casa. "No japonês, "casa" é "uchi" que também significa "interior". O que é interessante já que Kasa tem a habilidade de ler o interior do espírito das pessoas". Explanação de Allan Montenegro extremamente útil.

Krishna - Do sânscrito, Negro. De acordo com o hinduísmo, Krishna é um dos 10 avatares de Vishnu, o qual, este, seria invencível.

Io - Do grego, Violeta. Personagem da mitólogia grega envolvida em mais um caso extra-conjugal de Zeus.

Baian - Do francês canadense, Valentia. O nome vem do mote francês "vaillant", que no Canadá é pronunciado "Baian", passando assim, fonéticamente também ao japonês.

Tétis - Do grego, Pequena Divindade. - Uma das 50 nereidas da mitologia grega. É justamente no casamento desta com Peleus que Eris atira a maça da discórdia às três deusas provocando postumamente a Guerra de Tróia.


Nome das armaduras dos Generais Marinas

Kraken - foi o monstro encarregado de executar o sacrificio de Andromeda, foi morto por Perseu.

Krisaor - é filho de Poseidon e da Medusa, sendo que quando Perseu cortou a cabeca dela, após Pégaso sair, saiu Krisaor.

Cavalo Marinho - o cavalo era o animal dedicado a Poseidon, sendo que o deus presenteou a humanidade com este, quando concorreu com Athena pela cidade de Athenas. Athena deu a oliveira e foi declarada vencedora. Poseidon teve um fiho com Dermetre (deusa da agricultura) que era um cavalo.

Scylla - Cila ou Sila (em português) é citada em odisseia. Glauco era um humano que as divinidades aquáticas resolveram transformar em uma criatura do mar, então ele ganhou cabelos verdes como as algas, rabo de peixe, era muito bonito, mas nao para os olhos humanos. Ele se apaixonou pela humana Sila, mas essa sempre fugia dele, jah que agora Glauco já não poderia sair do mar. Então ele decidiu pedir ajuda a Circe, poderosa feiticeira, sendo que esta se apaixonou por ele, e mandou ele derramar uma poção nela (Sila). E foi o que ele fez. E ao invés de se apaixonar as pernas da ninfa foram se transformando em bestas horrveis. Desde então Sila vivia em uma caverna e matava todos que se aproximavam dela.



Hades


108 Espectros de Hades

Os 108 espectros foram baseados numa lenda chinesa chamada À MARGEM D'ÁGUA (Sui ko den). Onde 108 guerreiros, cada um nascido sob proteção de respectivas estrelas, lutam contra uma dinastia corrupta. Essa ideía já teria sido aproveitada por Kurumada num mangá de 74 chamado OTOKO-ZAKA. Uma espécie de 'SELVAGENS DA NOITE' (conhece esse filme?) versão mangá e num contexto mais internacional. Pena que esse mangá fora cancelado antes da trama se concluir. Em Hades, Masami aproveita essa idéia em mais uma adaptação livre, com os 108 espectros (108 MASEI - estrelas malignas).
Na medicina chinesa tradicional, contam-se 108 ossos no corpo humano, e cada um deles representaria um pecado.


108 Contas do Rosário do Shaka

As contas do rosário simboliza as 108 paixões ou os 108 divindades do kongokai, e às vezes também os 108 Conhecimento. As 108 contas ajustaram-se para fora para assegurar aquele o nome de Buddha é repetido ao menos cem vezes. Os oito o descanso é com a finalidade de corrigir omissões possíveis ou para substituir aquelas que poderiam ser quebradas.
Na Coreia há um templo com 108 etapas que representam a 108 curvas kármicas antes de alcançar 6 céus budistas. São as 108 trilhas deixadas a Buddha.
31 de dezembro e primeiro de janeiro, os japoneses visitam templos e santuarios budistas. Fazem-no a fim limpar a alma dos 108 demônios que existem e acumulam durante o ano completamente limpo e para começar o ano e para isso eles, ao entrar nos templos, tocam em um sino diversas vezes e compram amuletos diferentes relacionados à sorte boa do ano novo.
Imediatamente antes de meia-noite, os sinos dos templos soam 108 vezes (8 épocas no ano velho e 100 vezes no ano novo), por108 sinos do homem na tradição budista.
 SUPARINPEI (SUPARINPE, PACHURIN, SUPARINPA): Suparinpei é o número 108 na língua chinesa. O número 108 é um número importante no budismo (as 108 paixões negativas que o homem tem), mas porque um Kata é chamado assim. Uma explanação um tanto legendária existe: Para 1600 um grupo dos soldados existiu no chinês que viajou pelo país, endireitando os homens de mau
caracter, e roubando os ricos para para dá-lo aos homens pobres (uma versão de Robin Hood do chinês). O grupo deu forma a 108 homens, e foram feitos à chamada - as 108 mãos. Na extremidade, foram derrotados e dispersados, e um destes os homens chegaram na escola de Ryuko (de onde, certamente, Sensei Higaonna aprendeu séculos de alguns katas mais tarde), e ensinou suas técnicas. O Kata tomou destes seu nome (número)na honra -108







ESPECTROS DE HADES

Radamanthys - Do grego, Sacrificador de Crianças. Na mitologia é filho de Zeus e Europa. Durante a vida é responsável por uma sociedade caracterizada pela Lei de Talião. "Olho por olho, dente por dente". Por tamanha neutralidade nos seus julgamentos foi escolhido para ser um dos três juízes do inferno. Particularmente julga as almas provenientes da África e da Ásia.

Aiacos - Do grego, Filho da Terra. Filho de Zeus e de Égina governa a Ilha de epônima da mãe. Uma peste desola a ilha o que acarreta que por medida os sobreviventes fossem transformados em formigas (os mirmidões) e integrassem o exército de Aquiles na Guerra de Tróia. Justo e imparcial julgava particularmente as almas provenientes da Europa.

Minos - Do grego, "o que corta fora", "o que põe afora". Irmão de Radamanthys e Sarpedion. Foi o célebre Rei de Creta do mito do labirinto do minotauro. Foi designado o Chefe Supremo do Tribunal dos Infernos.

Zelos - Do grego, Rivalidade - No mito, filho de Pallas e irmão de Nike, Cratos e Bias (Vitória, Poder e Violência). Representa a rivalidade e a inveja.

Niobe - Definição de Allan Montenegro ao mito grego: "Na literatura e na arte, a figura de Níobe simboliza a mãe que, orgulhosa de seus muitos filhos, acaba por causar a morte destes e chora eternamente essa perda".

Myu - Do inglês, Mutante. Mutant passado para o katakana é transcrito como Myutanto. Sendo Myu uma abreviação do nome.

Giganto - Do grego, Gigante, obviamente.

Raimi - Homenagem a Sam Raimi. Estudioso americano que escreveu "Evil Dead" a qual (diz a fonte) o espectro se relaciona fortemente.

Caron - Referência a Caronte, o condutor da barca do inferno.

Lune - Referência as Runas, "alfabeto" como também metódos esotéricos e adivinhatórios do povo nórdico.

Faraó - Referência as dinastias de reis e governantes do antigo Egito que recebiam esta denominação.

Flégias - Do grego, O Extremo. Filho de Ares, Rei de Orcomene. Aparece na divina comédia como o condutor da barca que servia de transporte pelo Rio Estige.

Rock - Do inglês, Rocha.

Ivan - Do hebraico e do russo, Presente de Deus. Parece ser uma referência histórica ao grande militar alcunhado de Ivan, o Terrível.


Stand - Do inglês, Resistente, "à espera".

Valentine - Do latim, O Santo do Amor. São Valentin (lembram de chaves?) foi decapitado pelo Império Romano no dia 14 de fevereiro, dia de nascimento do espectro.

Gordon - Do celta, "o que vem da montanha".

Queen - Do inglês, Rainha.

Sylphid - Do grego antigo, Espírito da Natureza. Nome de uma espécie de espíritos da natureza, especificamente das florestas, os silfos. No caso uma espécie feminina, as sílfides.

Ox - Do inglês, Boi. "Ochs" no alemão [ortografia da Taizen].


Miles - Do alemão, Falta.

Kiew - Nada além de suposições quanto a territorialidade, Cuba.

Marukino - Sem significação aparente. Referente ao nome da capital de um império extra-terrestre citado na obra de ficção científica de Perry Rhodan. Realmente o soldado é bem semelhante a um ET.

DEUSES

Athena - Do grego, Reino do Céu.

Zeus - Do grego, Luz ou Céu.

Poseidon - Do grego, Companheiro da terra.

Hades - Do grego, Invísivel.


Hypnos - Do grego, Sono.

Thanatos - Do grego, Morte.

Éris - Do grego, Discórdia.

Abel - Termo não definido ao certo, provável alusão a Bel, deus do Oriente Médio.

Odin - Do alto-germânico, Pai de Todos.

Lúcifer - Do latim, Aquele que brilha.

Tífon - Do grego, Tufão.

REPRESENTANTES DOS DEUSES



Durval - Do germânico, O que governa sob Thor (Thorwald). Provável anagrama de Baldur em inglês, ou seja Balder, que significa "cintilante", era o deus da luz nórdico.

Hilda - Nome derivado de Brunhild, líder das valquírias.

Pandora - Do grego, Todos os Dons.

CAVALEIROS FANTASMAS DE ÉRIS

Jaga - Seria Jaguar?

Maya - Do japonês, Flecha do Mal. Uma espécie de contra-posição a Seiya.

Yan - O mesmo que João. Nome de um célebre guerreiro e rei polonês que emprestava seu nome a antiga constelação de escudo, Scutum Sobieski, o qual era seu sobrenome (Jan Sobieski III).


Orfeu - Vide Orphee acima.

Kraisto - Do latim, Cruz. Clara alusão a Jesus Cristo, inclusive na maneira como morre, traído e com uma lança nas costas como golpe final.

CAVALEIROS DA COROA DO SOL

Atlas - Referência a Atlas, aquele que foi condenado a carregar o mundo nas costas.

Berengue - Referência ao mito de Berenice e sua cabeleira.

GUERREIROS NÓRDICOS DE DURVAL

Ur - Deus aesir nórdico da caça, exímio arqueiro.


Rung - Provável anagrama de Gunnr, também chamada de Gunde, uma das valquírias.

Loki - Loki, o deus da trapaça, fogo e vilania nórdico.

Midgard - Do alto-germânico, Terra Média. Representa a terra onde os homens vivem, um dos noves planos da Roda dos Mundos.

ANJOS DE LÚCIFER

Belzebu - Junção do nome de dois deuses pagãos: Baal e Zebub. É o deus das moscas da mitologia judáica.

Ashitarote - Deus pagão da Fenícia que aparece na bíblia como o Rei das Serpentes de duas cabeças, anfísbenas.

TITÃS

Chronos - Do grego, Tempo.

OUTROS GUERREIROS (Cavaleiros de Aço)


Sho - Do japonês, Decolar, Voar.

Daichi - Do japonês, Terra.

Usho - Do japonês, Maré.

OUTROS GUERREIROS (Cavaleiros Fantasmas)

Golfinho - Nada mais que um golfinho.

Medusa - Nada mais que uma medusa.

Serpente Marinha - Nada mais que uma serpente marinha.


Nota: Perceba como é facil perceber que ão é coisa do Kuramada os outros cavaleiros acima.

OUTROS GUERREIROS (Não-Cavaleiros)



Cássius - Do grego, Vácuo. Clara alusão ao desprovimento de cosmos, a ausência de matéria que é o vácuo.

Okko - Do japonês e chinês, Rei Tigre.

OUTROS PERSONAGENS (Femininos)

Eiri Yoshizawa - Do japonês, Traje de Pereira. Já Yoshizawa quer dizer Bela Pintura de um Pântano, ou algo semelhante.

Esmeralda - Do espanhol e português, Algo esmero (dedicado) ou simplesmente o nome da pedra preciosa.

Irene - Do grego, Paz. Criança salva por Ikki (Não é Helen).

Minu - Do japonês, Belo Rosto.

Natassia - Do russo, Natividade. Nome da protagonista do romance russo Guerra e Paz do célebre Tolstoi. Nome de duas personagens, a irmã de Alexei e a mãe de Hyoga.

Saori - Do japonês, escultura de Areia.

Seika - Do japonês, Flor estelar.

Shunrei - Do Chinês, Beleza do Campo (apropriação japonesa do nome Chun-Li).

OUTROS PERSONAGENS (Masculinos)

Akira - Do japonês, Nome de Família com ideia de clareza.

Dr. Hasake Asamori - Do japonês, Floresta de Cânhamo.

Jacob - Do hebraico, Salto. Da bíblia, Jacó, irmão de Esaú, filho de Isaac e Rebeca. Pai de Israel (suas 12 tribos).

Julian Solo - Nome de um personagem de uma novela lançada em 1988 na qual um cientista dedica sua vida à pesquisa da criogênia afim de salvar sua esposa seriamente doente (Não deve ter isto nada haver com o contexto de CDZ, mas...).
Kiki - Do japonês, Nobre Demônio.

Makoto - Do japonês, Nome de Família com idéia de sinceridade.

Mitsumasa Kido - Do japonês, Governo Iluminado (Mitsumasa) e Guardião do Castelo (Kido). *Os dois primeiros ideogramas são da palavra Kido.
Tokumaru Tatsumi - Do japonês, Virtude (Tokumaru) e Dragão do Zodíaco Chinês (Tatsumi, pelos ideogramas).
Tatsuya - Do japonês, Nome de Família sem concepção própria de ideologia.

OUTROS NOMES

Heinstein - Do alemão, Pedra da Morte. O sobrenome de Pandora. Não, não é uma alusão a Einstein. O nome significa sim a morte. O Castelo de Heinstein na Alemanha não acabou sendo um marco funerário devotado a Hades?

Roshi (Mestre Ancião) - Do japonês, Velho Mestre. Codinome de Dohko.

É isso Pessoal, espero que tenham gostado, desde apanhado,
VEJA TAMBEM
HIPERMITO  a historia por traz da historia, de cdz, e o mundo m´tico criado por Kuramada

Gostaria de deixa um agradecimento ao meu amigo Rafa Bruxo, que quando a toa na net encontrou uns link com muitas informaçoes importantes para elaboração deste post.
Se voce sabe de mais algum ou tem alguam correção a respeito doq ue escrevi, ou se simplismente gostou ou não, deixe um comentario, não custa nada,  e me motiva a escrever mais ^^
Abraaxxx Alison Nerv

{ 5 comentários... read them below or Comment }

  1. Nossa, adorei essa postagem O.O sério mesmo, muito boa :D

    ResponderExcluir
  2. Marin pode significar 'Sino que avisa sobre o mal' no lugar de 'Sino que anuncia'. Significados parecidos, mas com contextos diferentes, e se for sobre Avisar, a Marin é a que mais tenta alertar Seiya sobre os perigos no santuário.

    Ágora pode ser relacionado a posição de Lotus (sua armadura). A posição de Lotus é a mais conhecida de todas, que é onde o ser humano encontra consigo mesmo para achar as respostas de uma forma clara dentro da cabeça dele. Esse debate pode ser interior, dentro dele mesmo.

    O Myu de Borboleta ser algo relacionado a mutação é completamente inteligente por conta da armadura uheauheahuae

    ResponderExcluir
  3. Ichi é o numeral 1, e também pode ser dito como "primeiro filho".
    em árabe Jabu quer dizer "poder de deus", e na língua indígena quer dizer "peixe".
    Acho dificil o Kurumada ter pensado muito nos nome dos secundários, provavelmente só foi escrevendo e já era.

    ResponderExcluir
  4. uma pequena correção: Juno é a deusa romana, não Hera!! Hera é a deusa grega. Foi invertido na descrição.

    ResponderExcluir
  5. Será que o do Shun quer dizer que a sua personalidade só é assim por um tempo?

    ResponderExcluir

- Copyright © NERV HOME - Blogger Templates - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -